segunda-feira, 27 de julho de 2020

COMPRAR A PÉROLA PRECIOSA!


A gente faz as leituras dominicais e outras, pensa nelas, medita, ouve as homilias, mas há sempre coisas novas que nos surgem das mais diferentes formas e que temos de pensar muito nelas. E de nos questionarmos a sério. Será que, de fato, eu já deixei tudo pela Pérola Preciosa que é a Vida e Palavra de Jesus integrada na minha própria vida?
Por mais que me questione, não encontro resposta convincente!
Que eu quero Essa Pérola mais que maravilhosa bem presente e viva na minha vida, é um fato, mas se, realmente, é a realidade, sinceramente, não sei!
Deus o sabe, pois conhece-me melhor do que eu mesmo.
Uma das minhas maiores preocupações e problemas é chegar à noite e não conseguir perceber ao certo o que fiz que mais agradou ao Senhor. Tem dias que até encontro, foi isto, foi aquilo.
Mas… e o que mais lhe desagradou? Penso… penso… medito… e a maior parte das noites não consigo encontrar, e fico sem saber o que fazer, sem saber o que devo melhorar, ou tentar melhorar no dia seguinte!
Isto é, o quê? Cegueira minha?! Falta de capacidade de reconhecimento exato das atitudes que vou tomando?! Arrogância?! Falta de humildade?! Não compreendo muito bem o que será!
Há dias, li algures que a nossa mente muitas vezes não consegue enxergar, discernir o que está errado, acho mesmo que é isso que está a acontecer!
«»
São Basílio (c. 330-379)
monge, bispo de Cesareia da Capadócia, doutor da Igreja
Regras Monásticas, Regras Maiores, § 8
«Foi vender tudo quanto possuía»
Nosso Senhor Jesus Cristo insistiu muitas vezes no seguinte: «Se alguém quiser vir comigo, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me» (Mt 16,24). […] E noutro passo: «Se queres ser perfeito, vende o que tens e dá o dinheiro aos pobres»; e acrescenta : «depois, vem e segue-Me» (Mt 19,21).
Para aquele que sabe compreender, a parábola do negociante quer dizer a mesma coisa: «O Reino dos Céus é semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas. Ao encontrar uma de grande valor, foi vender tudo quanto possuía e comprou essa pérola». A pérola preciosa designa indubitavelmente o Reino dos Céus, e o Senhor mostra-nos que nos é impossível obtê-lo se não abandonarmos tudo o que possuímos: riqueza, glória, nobreza de nascimento e tudo aquilo que tantos outros buscam avidamente.
O Senhor declarou ainda que é impossível ocuparmo-nos convenientemente do que fazemos quando o nosso espírito é solicitado por coisas diversas: «Ninguém pode servir a dois senhores», disse (Mt 6,24). Por isso, o tesouro que está no Céu é o único a que podemos ligar o coração: «Pois onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração» (Mt 6,20). […] Em suma, trata-se de transportarmos o nosso coração para a vida do Céu, de maneira que possamos dizer: «A cidade a que pertencemos está nos Céus» (Fil 3,20). Trata-se, sobretudo, de nos tornarmos semelhantes a Cristo, «que, sendo rico, Se fez pobre» por nós (2Cor 8,9).
«»
Este texto diz muito, diz o que devemos ser na realidade!
Que o Senhor nos envie o Seu Santo Espírito com o Dom da Sabedoria para podermos discernir o que realmente somos e o que o Senhor Jesus quer que sejamos!
Esta… é a saúde que mais me preocupa! Porque a saúde corporal, um dia falha mesmo, pois não somos daqui e temos que nos ir preparando para a partida, de modo a que fiquem, as saudades, mas na certeza de que a pessoa que partiu tentou, de fato, fazer, viver o melhor que podia e sabia, para bem de todos.
Haja felicidade e bem-estar minha gente, buscando a ‘Perola Preciosa’!
Meus filhos e netos são uns amores tão grandes como não julgo merecer!
Nem imaginam o que me fizeram no dia dos avós! São uns amores mesmo!
Desculpem-me estes desabafos!
Bom dia a todos!
Hermínia Nadais

1 comentário:

Maria Rodrigues disse...

Linda e sentida reflexão.
É realmente importante, cada um de nós conseguir discernir como é, e tentar corrigir aquilo que julga ser menos bom, na sua maneira de ser ou estar.
Já há muito tempo que não nos visitávamos, adorei vê-la no meu cantinho, obrigado pela sua presença.
Fique bem, beijinhos