quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

ATÉ QUANDO…

 



 Não sabemos até quando andaremos nesta terra linda onde Deus nos colocou. Mas temos a certeza de que um dia partiremos! O coração deve saber muito bem que Deus está connosco e sentimo-LO muitas vezes nas grandes tristezas ou alegrias, principalmente quando surgem dificuldades difíceis de ultrapassar e sem sabermos muito bem como acabam por ser resolvidas da melhor forma possível, de um modo que nunca sequer tínhamos pensado.

Ora, uma coisa destas, só pode ser obra de Deus a deitar-nos a Sua Bênção!  

A Sua Palavra, Jesus, deixou-nos tudo para O seguirmos. Os Apóstolos escreveram o que nos diz para que O tenhamos sempre presente em todos os momentos da nossa existência. Mas… que nos ajude a fazermos tudo quanto nos for possível para conservarmos a pureza de coração que, mesmo que a tenhamos perdido algum dia, nos restituiu pela imensidão da graça do Sacramento da Reconciliação ou Penitência.

Ontem li este texto que já partilhei por email, mas vou voltar a partilhar aqui, tal é a grandeza que lhe atribuo!

«»

São João Cassiano (c. 360-435)

fundador de mosteiro em Marselha

Sobre a ciência espiritual, cap. X.XIII, SC 54

O vaso purificado do nosso coração

Se quereis chegar à verdadeira ciência das Escrituras, apressai-vos a adquirir uma inabalável humildade de coração, pois será ela a conduzir-vos, não à ciência que incha, mas àquela que ilumina, pela consumação da caridade. A alma impura não pode obter o dom da ciência espiritual. [...]

Aquele cuja alma é impura não é capaz de adquirir a ciência espiritual, por muito assíduo que seja à leitura. Não se mete um perfume de qualidade, um mel excelente, um licor precioso num recipiente fétido e corrompido. É mais fácil um recipiente cheio de odores repugnantes contaminar o mais odoroso perfume que receber dele alguma suavidade; mais depressa se corrompe o que é puro do que se purifica o que está corrompido. Assim acontece com o vaso do nosso coração: se não estiver purificado do contágio fétido dos vícios, não merecerá receber o perfume da bênção de que fala o profeta: «É como óleo perfumado sobre a cabeça, que desce pela barba, a barba de Aarão, que desce pela gola das suas vestes.» (Sl 132,2); nem guardará sem mancha a ciência espiritual e as palavras da Escritura, «que são mais doces que o mel, o puro mel dos favos» (Sl 18,11).

«Pois que relação tem a justiça com a iniquidade? Ou que comunhão pode existir entre a luz e as trevas? Que sintonia pode haver entre Cristo e Belial?» (2Cor 6,14-15).

«»

Não! Não pode haver comunhão entre luz e trevas, ou somos luz, ou trevas! Ou somos justos ou injustos! Ou pertencemos a Cristo ou não somos nada sem Ele!

Tanto que pensar!... Tanto que aprender... no tempo que nos for dado para aqui viver!

Que o Senhor nos ajude, dê fim a todas as GUERRAS e encha todo o mundo de PAZ e FRATERNIDADE… só possível se em todos os corações habitar a verdadeira paz e humildade, JESUS CRISTO!

Hermínia Nadais

Sem comentários: