quinta-feira, 22 de setembro de 2022

NOSSOS COMPORTAMENTOS

 


NOSSOS COMPORTAMENTOS

Quando se fala em comportamentos, recordamos logo a forma de ser e agir da pessoa!

Cada pessoa tem os seus comportamentos específicos, naturais!

Comportamentos inatos e adquiridos que, mais ou menos, terão de ser sempre trabalhados para a pessoa poder melhorar na sua total maneira de ser.

Há pessoas melancólicas – introspetivas, recatadas, que não gostam de dar nas vistas, preferem calar, ignorar, do que criar problemas seja pelo que for e com quem for.

Mas também há pessoas sanguíneas, coléricas – tão rápidas nos seus procedimentos que nem sequer pensam antes de falar ou fazer qualquer atividade.

Temos as pessoas fleumáticas -  que não se preocupam com nada, deixam que tudo ande como se costuma dizer, “ao Deus dará”!

Perante todas estas e outras circunstâncias com que podemos ser atingidas, ou melhor dito, somos pessoas atingidas de certeza, temos de tentar, como escudo de defesa, ter um bom autoconhecimento de nós mesmas, para o que temos de interiorizar muito bem as nossas atitudes.

Depois, fazer uma espécie de guerra ou combate àquilo que somos e temos de mudar.

Estas são guerras naturais, que existem com qualquer pessoa.

A primeira guerra é a verificação das nossas atitudes erradas, uma guerra natural, que nos acompanhará durante toda a vida.

Dentro desta guerra, temos de enfrentar a família, o trabalho, os amigos, o nosso querer, o nosso ser.

Por fim, interiormente, terá de haver uma luta constante connosco mesmos, com a  própria pessoa, no sentido de descobrir o que Deus quererá de nós e o que deveremos fazer, para isso, da nossa própria existência!

E ainda haverá quem diga que a vida é fácil?

Claro que não é! Mas como Deus nunca nos desampara, com Ele, conseguiremos fazer caminho.

Que sempre nos ajude!

Hermínia  Nadais

Sem comentários: