domingo, 3 de setembro de 2023

AS MARAVILHAS DE DEUS!

 


AS MARAVILHAS DE DEUS!

Amanheceu! O despertador tocou! Fiquei ali um pouco sem saber muito bem o que poderia fazer!

Entretanto, “Algo” me inspirou que me levantasse e seguisse os habituais passos dominicais: ir à Eucaristia a Cepelos!

Não duvidei! E apressei-me, confiante de que tudo me correria muito bem!

Na estrada, na sua grande parte situada entre montes com árvores, encantei-me com as inumeráveis e densas nuvens, das brancas às escuras, das enormes em tamanho e espessura às que nem pareciam nuvens de tão frágeis e delicadas! Num pequenino espaço azulinho, um risquinho me dizia que por ali passava um avião… com pessoas… lá no alto… por entre as nuvens! Sobre as árvores, esvoaçavam alguns pequenos e elegantes passarinhos!

Maravilhas de Deus!

Mas as maravilhas não se ficam por aqui! Entrei na belíssima e amada igreja onde procurei o meu lugar habitual. Menos gente! Férias… para parte daquela pequena povoação! Na procissão de entrada menos acólitos… e as pessoas habituais… em situações semelhantes! O coro encantava os ouvidos da alma!

Foram feitas as Orações e Leituras Bíblicas… e chegou o momento da Homilia!

O Padre Fernando Tavares, lá não sei de onde, que exerce funções lá para o lado de Lisboa e se deslocou a Santa Maria da Feira, aos Missionários Passionistas, para se dirigirem, juntos, à Ordenação de um novo Diácono e participação num Retiro Espiritual, não me lembra onde, desce a escadaria, e começa a fazer perguntas à comunidade!

Claro que não posso expor aqui o que disse, engoli as palavras, guardei-as carinhosamente no mais profundo do coração juntas com muitas outras que lá estão guardadas e me ajudam a ser como sou… mas a forma como falava, gesticulava, olhava e levava as pessoas a responder… foi algo de excecional e nunca visto nos meus já muitos anos de vida!

O resto do dia foi sereno! O almoço correu muito bem… com momentos de doçura em conversa com o meu neto mais novo… e saudades dos mais velhos que andam a governar a vida, é assim que tem de ser! Na TV, chegou-me a casa o Mosteiro dos Jerónimos e a grande cerimónia da chegada de D. Rui Valério ao Patriarcado de Lisboa! Há pouco, escutei os foguetes da Festa do Senhor do Calvário em Macieira de Cambra, festa que, por algumas razões, me traz aflições!

E agora… antes do tão apetecido descanso… nada mais tenho a fazer do que agradecer ao Senhor mais um Domingo passado nesta sempre curta vida, por muitos anos que tenha!

Boa noite e semana para toda a gente!

 

Hermínia Nadais

Sem comentários: