segunda-feira, 11 de julho de 2016

O BOM SAMARITANO!

Pois! O Bom Samaritano é Jesus! Nós somos o judeu estropiado que Ele socorreu, tratou, acolheu e entregou na estalagem/Igreja para que na Sua ausência nos trate… até que Ele volte e dê a Paz eterna a todos, indefinidamente.
Que bom, podermos pensar assim!... Poder sentir-nos socorridos e acolhidos por Jesus, poder sentir que as mãos e vida dos homens e mulheres, ainda que com defeitos como nós, assistem à Sua Igreja (que somos todos nós baptizados) continuando a ser Jesus visível junto de nós.
A Lei do Amor, que é Deus porque Deus é Amor, é muito diferente das leis que marginalizam e esmagam tal como a lei do sacerdote e levita que passaram ao lado do necessitado sem lhe tocarem sequer para não ficarem impuros e poderem continuar as suas lindas proezas lá junto dos altares daquele tempo.
Claro que, com toda a certeza, esses ligados às igrejas e desligados do verdadeiro Amor ainda devem andar por aí… sentimo-los às vezes… mas não é assim ausentes que devemos ser, mas próximos, muito próximos de quem necessita!
Aqui uma bela oração de António Riviero, que assumo como minha:

Senhor, não quero passar de longe
Diante do homem ferido no caminho da vida.
Quero me aproximar
E me contagiar da vossa compaixão
Para exprimir a vossa ternura,
Para oferecer o azeite que cura feridas,
O vinho que recreia e enamora.
Vós, Jesus, bom samaritano,
Aproximai-vos de mim,
Como fizeste sempre.

Vinde a mim para me introduzir na hospedagem do vosso coração.
Aproximai-vos de mim,
Ferido pelas flechas da vida,
Pela dor de tantos irmãos,
Pelos mísseis da guerra,
Pela violência dos poderosos.

Sim, aproximai-vos de mim,
Bom samaritano;
Levai-me nos vossos ombros, pois sou ovelha perdida;
Carregai todas as minhas quedas,
Ajudai-me em todas as minhas tribulações,
Fazei-vos presente em todas as minhas horas baixas.

Vinde, bom samaritano,
E fazei-me ter os vossos mesmos sentimentos,
Para não dar nunca uma volta
Diante do irmão que sofre,
Sem fazer-me companheiro dos seus caminhos,
Amigo das suas solidões,
Próximo das suas doenças,
Para ser, como Vós, “ilimitadamente bom”
E passar pelo mundo “fazendo o bem”
E “curando as doenças”
Amém.”
Que esta semana e sempre seja para nós repleta da prática da verdadeira misericórdia, daquela que Tu, Jesus, Bom Samaritano, nos ensinaste, e das mais diversas formas continuas a ensinar-nos!

Que sempre sejas louvado!

Sem comentários: