domingo, 11 de novembro de 2018

MARAVILHAS... DE DEUS!


Sem dúvida alguma! São maravilhas de Deus feitas por Ele através dos Homens. Aliás... os homens e mulheres... são maravilhas de Deus, lugares onde Deus habita, ou visivelmente nas boas atitudes e obras praticadas ou escondido entre a prática de asneiras... não sabemos como nem porquê. Um Ser Humano quando nasce, vem de Deus e com Deus, não pode, de forma alguma, ser tão mau assim! Razão porque se pode repetir sem parar: haja tolerância, compreensão, ajuda para essas pessoas que vemos ser muito más se reencontrarem a si mesmas, no Deus que, escondido, as habita.
Hoje... não pensava vir aqui escrever fosse o que fosse! Mas... quedei-me frente ao correio eletrónico! E entre outras maravilhas... acerca da Liturgia de hoje deparei-me com esta de São Pedro Crisólogo... que me diz tanto!...
«»
O facto de encontrarmos um objeto que tínhamos perdido enche-nos de uma alegria nova cada vez que ocorre. E esta alegria é maior do que a que experimentávamos, antes de o perder, quando aquele objeto estava bem guardado. Mas a parábola da ovelha perdida fala mais da ternura de Deus do que da maneira como os homens habitualmente se comportam. E exprime uma verdade profunda: abandonar o que tem importância por amor do que há de mais humilde é próprio do poder divino, não da cobiça humana. Porque Deus faz existir o que não é; Ele parte à procura do que está perdido guardando o que deixou ficar para trás, e encontra o que se tinha transviado sem perder o que está à sua guarda.
É por isso que este pastor não é da Terra, mas do Céu. A parábola não é de forma alguma uma representação de obras humanas, mas esconde mistérios divinos, como é demonstrado cabalmente pelos números que menciona: «Quem de vós, que possua cem ovelhas e tenha perdido uma delas...» Como vedes, a perda de uma só ovelha magoou tanto o pastor como se o rebanho inteiro, privado da sua proteção, se tivesse metido por um caminho errado. É por isso que, deixando as outras noventa e nove, ele parte à procura de uma só, [...] a fim de, nela, as encontrar e as salvar a todas.
«»
Não sei explicar o que me vai na alma depois desta leitura!
Não sei quem é Deus! Cada vez percebo menos quem Deus é... e cada vez sinto mais a presença de Deus na minha vida e na vida das pessoas que me rodeiam, a abrir caminhos, a endireitar veredas!
Não sei viver sem Deus! Não quero viver sem Deus... que é tudo para mim... que... se O conseguirmos descobrir em nós... e aceitar o que Ele pretende de nós... podemos não saber o dia de amanhã que lhe pertence, mas que será bom... será!
Será feliz, ainda que a chorar!
Não podemos esquecer as viúvas das Leituras deste Domingo... e das maravilhas que com uma foi feita... e com outra foi dita, explicada! Assim como também devemos lembrar o São Martinho que dividiu a capa com o mendigo e tem hoje o seu dia de festa!
Mendigos... não são só os que precisam de esmolas físicas, pois os maiores mendigos são mesmo os que não conseguem descobrir o Amor de Deus que os criou e trazem em si... escondido no meio de tantas ações feias! Ajudemo-los! Não os esqueçamos! Odiemos as suas ações, mas amemo-los como Deus os ama e quer reaver!
Que sempre sejas bendito, Senhor!
Bom Domingo
HN  

Sem comentários: