quinta-feira, 29 de novembro de 2018

QUEM SERÁ CAPAZ DE O RECONHECER....


Sim! Quem será capaz de reconhecer Deus verdadeiramente... se cada um ou uma de nós O sente do seu jeito e bem à sua maneira?
Sinceramente... não sei! Eu não sei quem será capaz de reconhecer, verdadeiramente, Deus... por isso se diz que é uma questão de fé, ou seja, de acreditar no que, concretamente, se não pode ver.
Pensando um pouquinho mais no desenrolar da minha vida... quantas descobertas...  quantas sensações... quantas maneiras de ver e olhar a vida... tantas preocupações... tantas canseiras... tanto medo do inferno como nos era ou foi apresentado... tanto receio de que eu e meus familiares e amigos todos tão queridos fossem ter a esse lugar horrendo... tantos medos dos castigos de Deus para mim e para os outros... medos e sensações que aos poucos se foram perdendo enquanto me vou fixando cada vez mais num Deus Amor, defensor, que procura e está sempre disposto a ajudar... que em vez de juiz sentenciador é a nossa única testemunha porque nos conhece melhor do que nós mesmos!
No meio de tantas preocupações que o rodar da vida nos proporciona... pensar no Deus Amor é a única forma de encontrar a paz. Não a paz que o mundo dá, mas aquela Paz interior que vamos aproveitando para, lenta e demoradamente, irmos mudando as nossas atitudes de todos os dias, as que os homens e mulheres vão olhando... e aquelas que só o Deus Amor é capaz de ver e o nosso coração de sentir.
A vida é bela, sem dúvida, e apesar de tudo!
E perante todas estas variações de modos de pensar e ser ao longo de todos os segundos da vida... quem é, realmente, Deus?!
Aqui... algumas palavras de Santa Gertrudes:
«»
Em Ti, ó Deus vivente, o meu coração e a minha carne estremeceram, e a minha alma se alegrou em Ti, minha salvação verdadeira (Sl 83,3). Quando Te verão os meus olhos, Deus dos deuses, Deus meu? Deus do meu coração, quando me alegrarás com a visão da doçura da tua face? Quando preencherás o desejo da minha alma com a manifestação da tua glória?
Meu Deus, Tu és a minha herança, escolhida entre todos, a minha força e a minha glória! Quando entrarei no teu poder para ver a tua força e a tua glória? Quando então, em vez do espírito de tristeza, me revestirás do manto de louvor (Is 61,10), para que, unida aos anjos, todos os meus membros Te ofereçam um sacrifício de aclamação (Sl 26,6)? Deus da minha vida, quando entrarei no tabernáculo da tua glória, a fim de cantar em presença de todos os santos e proclamar de alma e coração que as tuas misericórdias por mim foram magníficas (Sl 70,16)? Quando se quebrará o fio desta morte, para que a minha alma possa ver-Te sem intermediários (Gn 19,19)? [...]
Quem se saciará à vista da tua claridade? Como poderá o olho bastar para ver e o ouvido para ouvir na admiração da glória da tua face?
«»
E que palavras!... de uma pessoa que crê em Deus e espera vê-Lo com toda a força da sua alma e todo o pulsar do seu coração!
São estas belezas que nos vão abrindo o premente desejo de eternidade e afastando o horroroso medo da morte que tanto tememos e nos faz sofrer!
Amemos a vida... esta vida que Deus nos deu... princípio da eternidade feliz com que nos quer encher d’Ele mesmo, de uma forma que não conseguimos sequer imaginar!
Boa quinta-feira para toda a gente e que sempre sejas por todos louvado Senhor Deus Rei do Universo e de toda a VIDA!
HN

Sem comentários: