quarta-feira, 21 de novembro de 2018

VALORIZAR CADA IRMÃO!

Gostei por demais deste título!
E hoje, mais do que nunca, disse-me muito!
Tanto... que não consigo explicar!
Sós... nada conseguiremos! Mas unindo-nos por uma causa poderão surgir maravilhas surpreendentes!
Pode ser até uma ideia que nos pareça esquisita... um gesto ou palavra menos delicada, mas urge escutar tudo com muita atenção... interiorizar muito bem o que se ouve e vê... analisar profundamente os nossos comportamentos e verificar se teremos algo a mudar em nós para que tudo seja cada vez mais perfeito na nossa humana imperfeição!
Cada vez me convenço mais de que é deveras urgente e necessário valorizar quem connosco se vai cruzando no decorrer dos dias, pois podemos aprender com tudo e com todos, é só ter ouvidos para ouvir, olhos para ver, cabeça para pensar, inteligência para discernir, vontade de receber e partilhar e coração para amar!
«»
"VALORIZAR CADA IRMÃO"
Essa frase me leva a fazer um exame de consciência: quais os critérios que eu uso para valorizar cada irmão? Segundo a sua inteligência? seus bens? sua idade? sua beleza física?
O irmão, tem mais ou tem menos valor para mim?
Em sã consciência eu sei que somos todos iguais. Sobretudo, somos todos iguais diante de Deus. Ninguém é mais ou é menos do que os outros.
Portanto, para valorizar cada irmão que está ao meu lado no momento presente, devo vê-lo com os olhos de Deus. Ele é amado por Deus tanto quanto eu.
Quando utilizo critérios humanos, não dou o valor justo a cada irmão: posso diminuí-lo ou engrandecê-lo, colocando-me em uma posição de desigualdade entre mim e ele.
Do ponto de vista do Evangelho, para valorizar cada irmão, devo-me colocar na condição de servo.
"Não seja assim entre vós. Todo aquele que quiser tornar-se grande entre vós, se faça vosso servo." (Mt 20,26)  
Abraços
Apolonio
«»
Condição de servo... esta curtíssima frase é tão grande!
É enormíssima!
Assumir a condição de servo não é ver nos outros seres humanos irmãos nossos, mas ver, sim, nos seres humanos que nos rodeiam, as mãos e os pés de Deus que nos criou e vive no coração de todos nós, no coração de todos eles e no nosso, pois nos ama a todos com o mesmo Amor imenso, maravilhoso e bom!
Aprendamos a ver o rosto e obras de “Jesus” nas pessoas com quem convivemos, e tornaremos o mundo muito mais solidário, fraterno e feliz!
Que Deus nos ajude!
HN

Sem comentários: