segunda-feira, 15 de abril de 2019

AS APRENDIZAGENS DA VIDA... SUCEDEM-SE!


Sim! As aprendizagens da vida sucedem-se sempre... ininterruptamente, muitas vezes sem que disso nos apercebamos.
Hoje... o dia foi longo... dolorido... e, aconselhada por minha filha, acabei por ir dormir... e depois, com o bendito telefone, brinquei, no jogo de cartas.
Durante todo esse tempo me perguntei porquê... pois este não é o meu jeito de gastar o precioso tempo que me vai sendo dado por Deus tão carinhosamente.
E quando decidi voltar para a cama, olhei o computador... triste... abandonado... e vim fazer-lhe um pouco de companhia.
Tinha por aqui muitas mensagens de gente amiga e emails maravilhosos que recebo diariamente e me têm ajudado muito a crescer e, contra todas as contrariedades e confusões, com Fé em Deus e muita Esperança, a tocar a vida para a frente no sentido de tentar espalhar cada vez mais carinho, atenção e Amor!
Repartir! O meu lema é muito esse, repartir o que me faz vibrar o coração e mover a vida!
Há tanta gente a precisar mais de consolo do que eu!... Tenho de pensar em tudo e em todos, de contrário, que fiquei aqui a fazer, nesta vida terrena, mais tempo do que AQUELE MARAVILHOSO ALGUÈM com quem partilhei a vida?
Que quererá Deus de mim? Pensei que sabia... mas... ando à procura... espero que me não deixe perder por caminhos errados! 
«»
"SER SENSÍVEL ÀS NECESSIDADES DE QUEM PASSA AO NOSSO LADO"
A melhor estratégia para desenvolvermos em nós a sensibilidade às necessidades do outro é o "fazer-se um". Isto é, colocar-se em seu lugar, ver o problema a partir de sua perspetiva. Isso nos leva a fazer pelo outro o que gostaríamos que fosse feito a nós se estivéssemos na mesma situação.
Pouco a pouco nos tornamos mais sensíveis, e ver as necessidades de quem passa ao nosso lado se torna uma coisa habitual.
De fato, quando estamos habituados a ajudar o próximo, alguma vez que não o fazemos, a consciência imediatamente nos acusa. Muitas vezes, ainda em tempo de reparar o erro.
Quando passamos a ver a vida a partir da perspetiva do outro, o mundo à nossa volta se transforma em um lugar mais próximo e mais parecido com o Paraíso, onde o amor mútuo é a única lei.
Abraços
Apolonio
«»
Tornar o mundo num lugar mais próximo e parecido com o paraíso...
Sim! Tornar-nos mais próximos uns dos outros, nos cuidados e ajudas que devemos prestar-nos mutuamente!
Amor mútuo!... Será que estou a viver em Amor mútuo?
A mim, Amor mútuo não me falta, não me tem faltado! Minha família nuclear e alargada tem-me dado todo o apoio, os amigos também!
Os dias continuam a passar, embora me pareçam longos, passam velozes como dantes! Neste preciso momento me questiono: ‘Que andarei a fazer dos meus segundos? Onde estão os meus momentos de meditação, oração, trabalho para a comunidade? Por onde anda o meu cuidado desvelado por toda a gente que me rodeia mais ao largo... e a quem reconheço tanto sofrimento? Será que as benditas das mágoas... das saudades... vão remediar algo do que tenho necessidade de fazer... ou deixar-me prostrada sobre mim mesma como um trapo humano que só servirá para por no lixo? Não pode ser! Não pode mesmo!...
Não! Não é isso que Deus quer de mim... nem é isso que quer de mim o Amor lindo que aqui me deixou e continua comigo, mas na vida eterna para onde todos iremos, um dia!’
Senhor Jesus! Te entrego os meus desânimos, para que mos transformes em vontade forte como sempre me deste, pois sabes melhor do que eu que sem Ti nada sou! Mostra-me o que fazer dos meus dias, em todos os seus momentos! Faz-me crescer no Amor, na compreensão, na aceitação, na entrega como sempre desejei e tanto me ajudaste!
Que quem me ler... desculpe os meus desabafos... mas não me suporto mais como estou... tenho que voltar a ser pelo menos um pouco do que antes era!
Boa noite de Semana Santa para um bom Tríduo Pascal!
HN

Sem comentários: