quinta-feira, 4 de abril de 2019

“PALAVRAS... LEVA-AS O VENTO!”


Conheço este ditado popular desde que me conheço... e acho-o profundamente verdadeiro. Razão porque cada vez tenho mais cuidado com o que digo, porque uma boa atitude vale por mais de mil palavras!
Ao partilhar seja o que for, tenho sempre o cuidado de não ir além do que me preenche o coração da vida. Muito pelo contrário! Posso encontrar ideias e comportamentos muito bons para por em ação, mas se ainda os não tiver adaptado a mim e vividos como meus, acho melhor esperar. A falta de coerência entre as palavras e as atitudes são um dos maiores males que afligem a nossa sociedade, que queremos ver cada vez mais realizada, compreensiva, fraterna, feliz!
Para adquirir um comportamento saudável para o corpo e espírito... é um trabalho difícil e moroso, demorado, com muitas quedas e ressurgimentos.
Este pequenino texto que se segue é de Chiara Lubich. Quanto tempo levou... para que o possa, agora, partilhar:
«»
 "O perdão não é esquecimento (…), não é fraqueza, (…) não consiste em afirmar que não tem importância aquilo que é grave, ou dizer que é bom aquilo que é mau, (…) não é indiferença. O perdão é um ato de vontade e de lucidez, portanto de liberdade, que consiste em acolher o irmão tal como ele é, apesar do mal que nos fez, assim como Deus acolhe a nós, pecadores, apesar dos nossos defeitos. O perdão consiste em não revidar a ofensa com a ofensa, mas em fazer o que diz Paulo: “Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem”. 
«»
Quantos começos... tive que fazer!...
E sabem porquê? Perdoar é amar!
Vamos ver:
«»
Anúncio e serviço: são duas ações que não podem ser praticadas separadamente, para quem quer ser emissário do amor.
Foi o exemplo que Jesus nos deixou antes de nos enviar em missão como anunciadores do amor.
O seu ensinamento tem autoridade porque vem depois do exemplo: amai-vos como eu vos amei; não vim para ser servido, mas para servir; se eu, o Mestre e Senhor, vos lavei os pés..., etc.
Sejamos anunciadores do amor primeiramente com gestos concretos, depois com palavras.
Agir antes de falar faz com que o nosso testemunho seja verdadeiro. Aliás, serão os outros que darão testemunho sobre o nosso amor e será o próprio Deus que testemunhará a nosso favor.
Abraços
Apolo
«»
Deus não quer mentiras, mas verdades, por isso nos deu como exemplo Jesus, Caminho, Verdade e Vida... todo expresso em gestos... antes de o ser por palavras.
Aliás, Jesus, que é a Palavra de Deus encarnada, antes e acima de tudo, mostrou-nos uma vida em Deus e com Deus, por gestos concretos executados na vida!
Então... seguir Jesus... também passa pelo dizer Jesus com palavras... mas só depois de O mostrar pelas nossas atitudes e gestos!
A Quaresma é um tempo forte de conversão, de mudança, que o Espírito Santo nos fortaleça para a aproveitarmos bem, para o bem de todos!
HN

Sem comentários: