terça-feira, 18 de janeiro de 2022

UNIDADE DOS CRISTÃOS!

 



Começa hoje a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, um tempo maravilhoso que devemos aproveitar para pedir ao Senhor que vivamos cada vez mais unidos de alma e coração bem voltados para Ele.

Ao olhar para os textos guardados para reflexão, decidi partilhar o que se segue:

«»

“de” São Paulo VI - Homilia no Dia Mundial dos Leprosos, 29/01/78

«Jesus, compadecido, estendeu a mão e tocou-lhe»

O gesto afetuoso de Jesus, que Se aproxima dos leprosos para os reconfortar e curar, tem a sua expressão plena e misteriosa na sua Paixão. Torturado e desfigurado pelo suor de sangue, pela flagelação, pela coroação de espinhos, pela crucifixão, abandonado por aqueles que esqueceram o bem que Ele lhes tinha feito, na sua Paixão, Jesus identifica-Se com os leprosos, tornando-se sua imagem e símbolo, como o profeta Isaías intuíra ao contemplar o mistério do Servo do Senhor: «Vimo-lo sem beleza nem formosura, desprezado e evitado pelos homens, como homem [...] diante de qual se tapa o rosto. [...] Nós o reputávamos como um leproso, ferido por Deus e humilhado» (Is 53,2-4). Mas é precisamente das feridas do corpo torturado de Jesus e do poder da sua ressurreição que brotam a vida e a esperança para todos os homens, atingidos pelo mal e pela enfermidade.

A Igreja sempre foi fiel à sua missão de anunciar a palavra de Cristo, unida a gestos concretos de misericórdia solidária para com os mais humildes, para com os últimos. Ao longo dos séculos, tem havido um crescendo de dedicação impressionante e extraordinária às pessoas afetadas pelas doenças humanamente mais repugnantes. A história põe claramente em evidência que os cristãos foram os primeiros a preocupar-se com o problema dos leprosos. O exemplo de Cristo fez escola, e deu muitos frutos em atos de solidariedade, de dedicação, de generosidade e de caridade desinteressada.

«»

Ainda bem que Jesus deita a mão a quem necessita de qualquer ajuda!

Se Jesus pareceu leproso nas rebeldias que fizeram ao Seu Sacratíssimo Corpo  aquando da Sua Paixão… leprosos…  somos todos nós! Não leprosos do corpo, mas do espírito! Cheios de hábitos e vícios dos quais muitas vezes desconhecemos o quanto maus são para nós e para quem connosco convive!

Na caminhada da vida vamos concertando o mal que conseguimos descobrir em nós mesmos… mas somos tão complicados que inúmeras vezes temos dificuldade em nos reconhecermos tal qual somos. E neste caso, acabámos por culpar os outros de culpas que são nossas, e de mais ninguém!

Que o Espírito Santo do Senhor nos conceda o Dom da Sabedoria, para podermos caminhar sem vacilar pelo caminho que tiver determinado para nós!

Que o Senhor nos proteja e São Paulo nos ajude!

Hermínia Nadais

Sem comentários: