sábado, 10 de agosto de 2013

SÃO LOURENÇO... e os pobres




Hoje é o dia 10 de Agosto, festa de São Lourenço, Diácono em Roma, que foi martirizado por olhar pelos mais pobres e necessitados, apresentando-os aos carrascos como os tesouros da Igreja, pois era em socorrê-los nas suas necessidades que o santo pensava!


Na época que atravessamos, onde tudo ou quase está abalado por uma caridade hipócrita porque provinda de um egocentrismo doentio, falar da coragem deste santo é uma necessidade!

O Evangelho do dia, Jo 12, 24-26, diz:



“Naquele tempo, disse Jesus aos discípulos: «Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, dá muito fruto.
Quem se ama a si mesmo, perde-se; quem se despreza a si mesmo, neste mundo, assegura para si a vida eterna.
Se alguém me serve, que me siga, e onde Eu estiver, aí estará também o meu servo. Se alguém me servir, o Pai há-de honrá-lo.”


Tal como naquele tempo, a Igreja tem perseguidores que apontam como erradas as imensas riquezas que a hierarquia da igreja possui! E são erradas, na realidade, pois o que Jesus Cristo fez em prol da extinção da pobreza de toda a ordem não se coaduna com as riquezas temporais da Igreja! Mas… essas imensas riquezas temporais são obra de um passado que, embora nada abonatório, não corresponde à realidade de hoje, em que a Igreja faz tudo quanto pode para minimizar a pobreza de quem quer que seja, independentemente da raça, credo ou cor! A atestar esta realidade o Papa Francisco não se cansa de pedir às pessoas que olhem pelos mais pobres, enquanto sofrerem seja que necessidades forem!

Hoje… há pessoas imensamente ricas materialmente falando que são paupérrimas de moral e bons costumes!

Que tenhamos a coragem e determinação de nos mantermos atentos às imensas necessidades de cada ser humano, para que a verdadeira riqueza, material, moral e espiritual seja cada vez mais uma realidade presente em todas as vidas.

Que o Espírito Santo nos ajude!

Sem comentários: