sexta-feira, 9 de agosto de 2013

JESUS CRISTO É A LIBERDADE!



Jesus Cristo é a liberdade e quer os cristãos livres como Ele! Mas, a  liberdade é responsabilidade! E a responsabilidade vem do autoconhecimento e da força de vontade capaz de levar a cabo tudo o que é preciso que façamos, sem restrições!

Foi este o exemplo que Jesus nos deixou quando, no tempo oportuno, pela reação dos judeus às Palavras que ia dizendo e às obras que ia fazendo teve a noção exata de que a Sua morte estava eminente, e decidiu ir a Jerusalém para celebrar a última Páscoa com os discípulos, antes de morrer e ressuscitar no cumprimento da Sua missão de salvação universal.

Jesus fixava metas, para Si e para quem O queria seguir! Ele disse e continua a dizer claramente que para O seguir não se pode ter uma moradia estável, ou seja, nos devemos desapegar livremente dos afetos humanos e estar disponíveis para acolher a vontade do Pai.

Jesus propõe, não impõe! Se quiseres… podes seguir-Me – vai-nos dizendo todos os dias, a cada momento que passa!

Jesus não impõe, convida! É humilde!

Homem como nós, era pela oração que encontrava a vontade do Pai e a seguia sem regatear!  Não reagia sozinho, rezava, orava!

O Novo Testamento fala muitas vezes dos momentos que Jesus dedicava à oração! Momentos profundos em horas específicas – no Jardim das Oliveiras antes de ser preso… no Monte Tabor aquando da Transfiguração… na Última Ceia quando levantou os olhos ao céu antes da transubstanciação do Pão… e em tantas outras ocasiões!

Com o Seu comportamento Jesus disse-nos claramente que não tomava decisões sozinho, mas com o Pai e em plena união com o Pai e o Espírito Santo, na Trindade de que Ele próprio como Deus Filho era parte integrante, e onde encontrava a força e a luz para o Seu caminho neste mundo.

Jesus era livre! Tomava decisões em liberdade, na liberdade que lhe vinha do diálogo com o Pai, numa profundíssima oração!

Jesus quer os cristãos livres, livres como Ele foi livre, com a liberdade do diálogo com Deus e a partir do diálogo com Deus.

Jesus não quer cristãos egoístas a seguir as suas próprias vontades nem cristãos fracos e incapazes de fazer o que devem, mas cristãos que, sem se conectar com a vontade do que está ao seu lado, sejam capazes de agir por eles mesmos em liberdade responsável, porque fundada na oração onde podem encontrar a vontade de Deus.

Jesus Cristo é a liberdade, porque Deus é a liberdade, e com Deus seremos totalmente livres!

Que Deus me(nos) ajude a conquistar a liberdade para que tão amavelmente nos criou!

Sem comentários: