quinta-feira, 24 de abril de 2014

A PÁSCOA NA NOSSA VIDA! (2)



 Como terá vivido Jesus em Nazaré, na Sua vida de todos os momentos de todos os dias?

Mesmo sem nada escrito sobre esta parte da vida de Jesus, a forma como se comportou publicamente, se bem interiorizada e compreendida, poderá desvendar-nos pelo menos parte do mistério!

Jesus sabia tudo… tudo… quanto as escrituras diziam sobre Ele!

Agora… penso no Seu nascimento e nas Suas qualidades inatas. Como Filho de Maria, aquela mulher incomparável que sempre viveu para o seu Deus, só podia ter inclinação para fazer o bem; e como filho de Deus, mais ainda! Se Ele próprio era o Caminho, nunca poderia enganar-se em nada do que fizesse; se era a Verdade, nunca poderia dizer mentira; e se era a Vida, a vida com Ele tomaria outra forma, a forma da Verdade ao longo do Caminho!

Jesus, Verdade, nunca nos poderia mandar fazer nada do que Ele próprio não tivesse feito: Ele pedia para rezarmos ao Pai, porque Ele rezava constantemente ao Pai; Ele evocava muitas vezes a falta de conhecimento que os judeus tinham das Escrituras, porque Ele as conhecia todas, porque as tinha estudado; Ele mandava obedecer aos pais, porque sempre tinha obedecido a Maria e a José; Ele incitava a sermos dedicados aos irmãos, porque Ele sempre se tinha dedicado aos seus amigos… e inimigos, a quem Ele mandava amar também; Ele pedia para compreendermos as pessoas com quem convivemos, porque Ele sempre compreendia toda a gente; Ele mandou-nos ser presentes aos nossos irmãos pobres e necessitados, doentes ou sofredores de qualquer espécie, porque Ele sempre foi presente a todas as pessoas, sem discriminação; e por aí adiante!

Tudo quanto Jesus fez publicamente, é o reflexo de tudo quanto Ele fazia na intimidade, porque ninguém é capaz de fazer tudo como Ele fazia frente à sociedade se o não tivesse treinado na intimidade, junto de Sua família e amigos. Disso não tenho dúvidas!

O que a pessoa é em público, é o reflexo do que é na intimidade, pois se o não for, saberá a oco tudo quanto ela faz, o que não aconteceu com Jesus, que arrastava multidões com as Suas palavras e atitudes!

Jesus, ao longo de Sua vida oculta, descobriu a Sua condição de Filho Unigénito de Deus, assumiu-a em pleno e viveu de modo a ser exemplo vivo e verdadeiro para todos nós. E preparou a Sua passagem para o Pai de  modo a que acreditássemos numa outra vida, a Vida Eterna, junto do Pai, libertos deste corpo mortal ou morada terrena!

Por hoje… fico-me por aqui, e que Jesus nos ajude a imitá-Lo na nossa passagem por esta vida!

Sem comentários: