domingo, 6 de abril de 2014

PARTILHAS, DO PÃO E DO AMOR!



Fala-se muito em partilhar, em repartir com os outros o que temos e que eles necessitam, em dar esmolas a quem precisa. Mas há coisas em que não pensamos e têm a maior importância. Quando falamos em esmolas lembramo-nos logo de pão, dinheiro, haveres, tudo o que seja ajuda material, o que é deveras importante. Mas há um outro tipo de esmola que penso seja mais importante ainda, que é perdoar a quem nos ofende.

Sempre tive alguma dificuldade em perdoar, no imediato, pois a longo prazo vou-me admoestando e até tenho conseguido com certa naturalidade!

Com certa naturalidade, agora... pois faz tempo que eu não era assim, passava a vida a resmungar e a falar das ofensas!

Há uma coisa que sempre fiz, foi rezar pelas pessoas que me chateavam e que eu considerava erradas. E aos poucos vim a descobrir que esse é um grande passo no caminho do perdão! Mas esquecer a ofensa… isso não era para mim! Depois também fui descobrindo que perdoar não é esquecer, mas encarar as coisas com naturalidade, não sentir rancor e aprender a viver fraternalmente e a amar a pessoa que nos ofendeu.

Como ser humano cheio de defeitos, acabei por pensar melhor no meu relacionamento com as pessoas, e comecei a verificar que eu também as ofendia… e o mais das vezes sem querer. E aí senti-me na necessidade de pedir desculpa… e mesmo perdão.

Esta experiência levou-me a compreender melhor as pessoas que ofendem… e a começar a desculpar as ofensas com muito mais facilidade.

Mas… ainda não era o fim, havia mais a descobrir e interiorizar que muitas vezes são as ofensas recebidas que, dado o esforço para o perdão, nos levam a crescer mais como pessoas e como cristãos, e isso foi mudando cada vez mais as minhas atitudes. Há ainda o facto de me interessar cada vez mais por aprofundar o conhecimento das Sagradas Escrituras pelo seu estudo e meditação, os escritos de explicação, as homilias, retiros, e outros eventos, levaram-me a ter cada vez certeza que, como Jesus atualmente não tem corpo como o nosso, vive connosco nas pessoas com quem convivemos que são as Suas mãos, pés, e boca junto de nós, que foi mais um passo em frente! O meditar nas palavras de Jesus quando diz que tudo o que fizermos aos irmãos é como se o façamos a Ele… e ainda o Seu “amai-vos uns aos outros como Eu vos amei” são directrizes que ajudam a ir mudando a cada dia! E quando dei comigo a meditar no Corpo Místico de Cristo do Qual, como batizada, sou parte integrante… como o sou da Igreja que não se compreende sem o infinito AMOR Misericordioso e compassivo de Jesus Cristo para com todos os homens e mulheres, sejam como forem e vivam como viverem… são passos fortes e seguros no caminho da misericórdia e do perdão!

A Reconciliação ou Confissão onde me reconheço infractora ou mal comportada comigo mesma, com as mulheres e homens meus irmãos, e, consequentemente, com Deus que considera como feito a Si tudo o que eu fizer aos outros… à mistura com o sentir a doçura inefável do misericordioso e amoroso perdão que Deus sempre nos oferece com todo o carinho e ternura… como poderei eu… simples e complexa criatura, continuar com a mesquinhez de não querer perdoar a quem me ofende?

Senhor Jesus, que não queres a morte do pecador mas que se converta e viva, Senhor da Vida, que és Caminho e Verdade, ajuda-(me)nos a repartir o pão do corpo mas também o consolo da alma expresso na compreensão e aceitação, no carinho e ternura, no saber ser presente e ouvir, no perdão e no amor fraterno!   

Sem comentários: