sexta-feira, 4 de abril de 2014

APRENDER… COM AS COISAS SIMPLES DA VIDA!





Hoje… na cozinha, a lavar a loiça… fixei-me nos pratos, que assim sujos, enquanto não limpos, são insuportáveis de ver e não servem mesmo para nada!

E logo, logo, me imaginei sentada numa mesa frente a pratos cheios… cheios… em que  não se podia colocar mais nada, e ao lado, muitas iguarias que eu poderia escolher… mas não podia, porque os pratos estavam mesmo cheios!

Então, olhei estas duas situações, que muito embora a princípio me tenham parecido bem banais, depois me pareceram muito pertinentes para a época quaresmal que vivemos, e pensadas com o coração levaram-me a pensar muito.

Ora se eu for assim como um prato sujo, cheia de maus hábitos, de caprichos, de egoísmos, de arrogância e muitas coisas mais… não poderei ser útil nem a mim nem a ninguém, pois serei insuportável para toda a gente e não prestarei para nada; e se eu for como um prato cheio… cheio de saber e de importância, de auto-suficiência e tudo o mais que se possa imaginar…  como poderei aceitar outros saberes e interiorizar as inúmeras aprendizagens do dia a dia, aprendendo a ser com o que me acontece, sinto, vivo, vejo ou oiço”? E como poderei compreender o que os outros me querem transmitir ou o que será melhor para mim?

Tenho de esvaziar-me de tudo o que é menos bom, se não, não conseguirei mudar, entrar num novo caminho de perfeição como convém!

Que nesta Quaresma, eu e todos nós sejamos capazes de, depois de uma boa limpeza no Sacramento da Reconciliação ou Misericórdia, cada um do seu jeito, possa ter a coragem de dar continuação ou iniciar uma tarefa de boa limpeza interior, desviando-nos dos maus comportamentos e procurando a todo o custo que a prática de boas ações impregnadas de um grande amor fraternal sejam a regra a iluminar a noite da caminhada.

Sem comentários: