sexta-feira, 25 de julho de 2014

PARA QUE HAJA PAZ…



Nestes tempo conturbados fala-se muito de paz, e a procura de paz está no querer de muita gente, falta saber se, de facto, a verdadeira procura de paz também está no coração!
Sim, porque a busca de paz, antes de mais, tem que ser feita no interior de cada pessoa que tem de fazer tudo o que estiver ao seu alcance para ser pessoa de paz!
Temos a tendência natural de procurar a paz fora de nós, mas não podemos esquecer que a maior necessidade do ser humano é estar em paz consigo mesmo!
Se a pessoa não estiver em paz consigo própria nunca poderá estar em paz com mais ninguém! Só quem vive em paz poderá transmitir paz!
A paz é a ausência de guerra! Mas há uma guerra que todos nós podermos fazer em segurança, é lutar incessantemente contra tudo o que nos põe em desacordo connosco próprios e com as pessoas que connosco convivem, porque a paz não aparece do nada, tem que ser cultivada em todos os momentos a partir da luta contra tudo o que nos possa tirar a tranquilidade que precisamos!
De nada vale falar de paz, se não conseguimos encontrar o verdadeiro caminho que nos leva a viver em paz!
A paz conquista-se pela compreensão e aceitação das nossas debilidades e fraquezas tais como são, da compreensão e aceitação das nossas semelhanças e diferenças com as pessoas que nos rodeiam, pela compreensão e aceitação das fraquezas e debilidades de toda a gente, por um querer ser pessoa de paz olhando sempre em primeiro lugar o lado bom de todas as pessoas e acontecimentos, para poder tirar tranquilidade de todas as situações que possam surgir.
As horríveis guerras sangrentas que tantas vidas inocentes vão ceifando, antes de envolverem canhões e balas, são iniciadas no coração dos homens, não tenhamos dúvidas!
Se todos conseguíssemos pensar em ter o mínimo necessário para viver, não haveria pobres com fome nem ricos desesperados por conseguir ficar mais ricos!
Senhor, faz-nos desprendidos de tudo quanto é supérfluo! Faz-nos compreensivos com todos e com tudo!
Faz do nosso coração um silencioso grito de paz!

Sem comentários: