terça-feira, 15 de julho de 2014

ESQUECER PEDREGULHOS!



Hoje… penso em muitas coisas que toda a gente sabe!
A vida tem momentos difíceis… e cada um de nós tem defeitos difíceis de controlar! São os nossos pedregulhos!
Pedregulhos que Deus sabe que temos, melhor do que nós mesmos! Pedregulhos que à vista de nossos irmãos, das pessoas que connosco convivem, nos deixam sem jeito, porque continuamos a cair nos mesmos erros… incapazes de ser o que devemos!
Estou a lembrar-me do São Camilo que ontem celebramos, das vezes que caiu e do grande Santo em que se tornou.
O mal não está em cair… mas na falta de confiança na misericórdia de Deus, o que não nos deixa levantar!
Humanamente falando, para movermos uma pedra grande temos de munir-nos de alavancas, e de pedir ajuda! E ainda assim… a pedra vai-se movendo… mas  aos pouquinhos… até poder ser colocada no sítio desejado.
Com os nossos defeitos acontece  a mesma coisa. Se temos um defeito dominante… antes de mais teremos de ir às suas raízes para começarmos a melhorar as pequenas coisas que estão por detrás dele… certos de que as grandes coisas têm sempre precedentes. E comecemos por melhorar esses pequenos defeitos,  aos poucos, encontraremos força para conseguir o desejado!
Além de muita oração, estudo e meditação da Palavra de Deus e dos sacramentos que nos fortalecem, muitas vezes precisamos da palavra de um amigo, do incentivo e da força de um grupo que esteja ao nosso lado em todas as situações.
A Família é um grupo maravilhoso, mas muitas vezes é mesmo na Família que acabamos, pelas mais diversas razões, de proceder mal, e de, aí, precisarmos de arrumar as pedrinhas que formam os enormes pedregulhos!
Comecemos sempre por melhorar as pequenas coisas de que a vida de todos os dias é feita… e será Deus… sempre atento ao nosso esforço, que nos concederá as graças necessárias para limparmos os grandes pedregulhos!
A vida é bela… muito bela! Que Deus seja louvado!

Sem comentários: