domingo, 18 de setembro de 2016

AMOR (I Jo 4, 07-13) – 5

Consciência bem formada… tem muito… muito que se lhe diga!
Tem muito que se lhe diga… e talvez não…
Se todos os homens e mulheres, são pertença de Deus que os criou para a felicidade, impreterivelmente, de desejar ardentemente ser felizes.
E se a consciência é Voz de Deus a comandar a pessoa, todas as pessoas têm de ter uma ânsia ou desejo enorme de conseguirem ter uma consciência bem formada, porque este… ter a consciência bem formada… é imperativo de toda a humanidade.
A consciência é uma espécie de voz interior à pessoa… que lhe fala sem boca e sem que os ouvidos oiçam ou precisem de ouvir, pois é interior, interna, somente visível e sensível nas atitudes que a pessoa toma perante os problemas ou situações com que se vai deparando no decorrer dos dias.
Da forma como compreende e aceita as atitudes das pessoas com quem convive, da forma como, ainda que cometam atrocidades, consegue amá-las.
Amá-las pelo que são – seres humanos sujeitos a fraquezas e defeitos – independentemente dos seus defeitos ou fraquezas.
Até porque fraquezas e defeitos todos temos, muito embora possamos não ter ainda a humildade de o reconhecer e admitir!
Mais um pouquinho… do texto:
«» Uma outra questão a ter em conta é o não fundamentalismo, ou seja: o apostolado do cristão, para que possa ver Deus em todos os homens e aceitá-los tal qual eles se lhe apresentam, está baseado no facto de que a consciência humana bem formada, é voz de Deus e sinal de pertença e presença de Deus, quer a pessoa em causa saiba ou não que está em Deus e com Deus. É por estes ditames da consciência humana que se compreende a razão porque muitos baptizados que se dizem católicos estão muito longe de Deus (pois pelas mais variadas razões têm a consciência já deformada) e muitos que nunca ouviram falar de Deus, e sem conhecerem nada de catolicismo e cristianismo estão realmente com Deus, (têm a consciência, voz de Deus, bem formada). «»
Se Jesus Cristo veio para a salvação ou felicidade de todos os homens e mulheres…e se disse que virão muitos de muitos lados para se sentarem à mesa enquanto que os chamados ficariam de fora…
os chamados, com toda a certeza, que são os cristãos que deveriam viver bem ao jeito de Jesus e não conseguem aprender nem ter coragem de viver como tal.
É para esses, amigos cristãos, que devemos voltar todos os nossos cuidados e atenções, porque pensam que pelo facto de serem baptizados estão no caminho certo mas ainda não conseguiram descobrir esse caminho.
Consciência bem formada, ter conhecimento exacto do que é bom ou mau, do bem e do mal que se pode praticar, e desviar-se de praticar o mal. Quem assim proceder, está com Deus ainda que nunca tenha ouvido falar d’Ele.
Que Deus nos ajude!

HN

Sem comentários: