sexta-feira, 30 de setembro de 2016

VER… JESUS

Ver Jesus é um desejo que nos foi incutido na mais tenra idade! E para ver Jesus tínhamos que ter um determinado comportamento, muito submisso, muito mesmo!
Nada ou pouco se fazia para que a pessoa se tornasse autónoma, capaz, decidida, bem integrada no meio social onde estivesse inserida!
Tínhamos que obedece os pais, avós, tios, irmãos mais velhos, professores, padres, catequistas… era um nunca mais acabar!
E então tudo o que fosse contra os hábitos enraizados na população era pecado!
Tudo era pecado! E quem fizesse pecado teria dificuldade em ver Jesus!
Claro que ver Jesus, depois da morte, não se poderia compreender de outra forma!
Aos poucos… com muito estudo e dedicação, e muita formação das mais variadas espécies, a mentalidade foi mudando!
Mas admito que muitas das minhas dificuldades ainda me vêm daí, porque como diz o célebre ditado popular… ‘o que o berço dá só a tumba tira!’
A vida vai-nos dando ímpares vivências que nos vão modificando em muitas maneiras de ser, mas as raízes, de facto, são difíceis de arrancar!
Há dias, apareceu-me uma meditação provinda de Orígenes, que me deixou a pensar:
« O sol e a lua iluminam o nosso corpo; Cristo e a Igreja iluminam o nosso espírito. Isto é, iluminam-nos se não formos espiritualmente cegos. Porque, do mesmo modo que o sol e a lua não deixam de derramar a sua claridade sobre os cegos, que, contudo, não podem acolher a luz, também Cristo envia a sua luz aos nossos espíritos, mas esta iluminação só tem lugar se a nossa cegueira não lhe puser obstáculos. Por isso, os cegos devem começar por seguir a Cristo gritando: «Tem piedade de nós, Filho de David!» (Mt 9,27); e, quando tiverem recuperado a vista graças a Ele, poderão ser iluminados com o esplendor da luz.
Mas nem todos os que veem são iluminados de igual forma por Cristo; cada um o é na medida em que pode receber a luz (cf Lc 23,8 ss). [...] Não é da mesma maneira que todos vamos a Ele, mas «cada um segundo as suas próprias possibilidades» (Mt 25,15).
»
A Luz de Deus ilumina-nos a vida! Ajuda-nos a ver Jesus nas pessoas com quem vamos convivendo no decorrer dos dias! Orna tudo muita mais fácil e acolhedor!
Cegos... somos um pouco todos nós, pois há sempre situações que acabam por não nos ser bem claras... e ainda assim, temos que aprender a viver com elas, como assunto de fé!
Este fim-de-semana vai-nos ser dado meditar sobre fé... e serviço!
Que o Senhor nos aumente a fé... e nos faça servir sempre os irmãos conforme as nossas possibilidades!
Bom fim-de-semana!

HN

Sem comentários: