quarta-feira, 7 de setembro de 2016

ORAÇÃO! Mas... como orar?

Hoje… foge-me um pouco o pensamento para a oração. Até porque guardei de há dias uma meditação do EVQ sobre a oração de Jesus escrita por Santo Agostinho que achei muito importante e quero partilhar:
“«Passou a noite em oração a Deus»
Diz o apóstolo Paulo: «Apresentai os vossos pedidos diante de Deus» (Fil 4,6); o que não significa que os damos a conhecer a Deus, que os conhecia ainda antes de eles existirem; mas que é pela paciência e pela perseverança diante de Deus, e não pela conversa diante dos homens, que saberemos se as nossas orações são válidas. […] Não é, pois, nem proibido, nem inútil rezar durante muito tempo quando tal é possível, isto é, quando tal não impede a realização de outras ocupações, boas e necessárias; aliás, ao realizar estas ocupações, devemos continuar a rezar pelo desejo, como já expliquei.
Porque não é por rezarmos durante muito tempo que estamos a fazer, como pensam alguns, uma oração de repetição (Mt 6,7). Uma coisa é falar abundantemente, outra coisa é amar longamente. Com efeito, está escrito que o próprio Senhor «passou a noite em oração» e que «pôs-Se a orar mais instantemente» (Lc 22,44). Não terá querido dar-nos o exemplo, ao rezar por nós no tempo, Ele que, na eternidade, acolhe favoravelmente as nossas orações juntamente com o Pai?
Dizem que os monges do Egito fazem orações frequentes, mas muito curtas, lançadas como setas, para evitar que, prolongando-se excessivamente, a atenção vigilante necessária a quem reza se disperse e se dissipe. […] A oração não deve comportar muitas palavras, mas muita súplica; desse modo, poderá prolongar-se numa atenção fervorosa. […] Rezar muito é bater durante muito tempo e com todo o coração à porta daquele a quem rezamos (Lc 11,5ss.). Com efeito, a oração consiste mais em gemidos e lágrimas do que em discursos e palavras.”
Linda esta meditação! E cheia de sentido!
Com todo o sentido!
Nunca é demais falar em oração, pensar em oração, aprender a orar e interiorizar que muitas vezes as palavras crescem porque os nossos sentimentos e quereres vão-se cruzando e integrando nos quereres de Deus e isso é uma grande oração!
Senhor Jesus, ensina-nos a ora e a fazer da nossa vida uma oração!

HN 

Sem comentários: