terça-feira, 23 de julho de 2019

DE FACTO... É MESMO ASSIM!


É!... mesmo assim!
Eu dou muita importância aos textos partilhados no ‘Evangelizo’, pois grande parte deles são de uma sensibilidade impressionante, dum saber e vivência espetaculares!
Tenho aprendido imenso com eles!  Cada coisa tem um valor diferente! A Liturgia Diária, pela forma como explica as leituras bíblicas, encanta. Evangelizo, encanta pelo texto que o acompanha e partilho muitas vezes!
Vamos ver o que me surgiu hoje:
«»
Diádoco de Foticeia (c. 400-?)
bispo
Capítulos espirituais n.º 2, 35, 94
Só Deus é bom por natureza. Mas o homem também se torna bom pela atenção que presta ao seu comportamento no caminho do verdadeiro bem, transformando-se naquilo que não é, quando a alma, atraída pelo bem, se une a Deus na medida em que lho permitem as suas faculdades. [...]
Pois assim como o mar agitado se acalma naturalmente quando lhe deitamos óleo, e as ondas se deixam vencer pela unção do óleo, assim também a nossa alma se pacifica quando recebe a unção da suavidade do Espírito Santo. Pois a alma deixa-se vencer com alegria, como diz o santo: «Submete-te a Deus, alma minha» (Sl 61,6 LXX), por esta impassibilidade e esta suavidade indizíveis que a cobrem com a sua sombra. Deste modo, por muito numerosas que sejam as provocações que os demónios fazem à alma, esta mantém-se branda e cheia de alegria. Mas trata-se de um estado ao qual ninguém chega e no qual ninguém permanece a não ser que pacifique continuamente a sua alma pelo temor de Deus. [...]
Pois tal como a cera, se não for aquecida ou amolecida durante muito tempo, não pode receber o selo que lhe é aplicado, assim também o homem, se não tiver conhecido a prova das dores e das fraquezas, não poderá ter em si o selo da virtude de Deus. É por isso que o Senhor declara ao maravilhoso Paulo: «Basta-te a minha graça, porque a força manifesta-se na fraqueza» (2Cor 12,9); e o próprio apóstolo gloria-se, dizendo: «De bom grado, portanto, prefiro gloriar-me nas minhas fraquezas, para que habite em mim a força de Cristo.»
«»
Estas palavras de Paulo são maravilhosas!
Nós, como humanos, não somos bons... e só o conseguimos ser um pouquinho com Deus connosco, assumidamente por nós, ou seja, querermos que Deus viva connosco, entregar-Lhe a Ele a nossa vida e a nossa missão!
A vida tem momentos muito sofridos por que ninguém gosta de passar! Aceitam-se, como fazendo parte da nossa caminhada neste mundo. E só passados tempos é que, ao olhar para trás, verificamos que aqueles momentos difíceis foram escadas para nos unir mais a Deus e aos irmãos. Acabamos por reconhecer que nunca seríamos quem somos, se não tivéssemos passados por esses maus momentos!
Nunca devemos perder a calma e a confiança plena em Deus que nunca nos desampara!
Temos segundos na vida que só Deus os pode ter conseguido para nós! Intuições, trabalhos para os quais não encontramos solução que, de um momento para o outro, aparece.
Sem sombra de dúvida, Deus existe e está permanentemente connosco. Como?... é o que me falta saber. Somos tantos... e Ele está todo com todos e cada um de nós! Todo, todinho!
Sinto-O tantas vezes! Como é possível...
Também não nos interessa saber, basta acreditar, pois a vida é um interminável ato de fé, ato que só terminará quando fecharmos de vez os olhos humanos para ficarmos só com aqueles olhos que podem ver o Senhor face a face!
Senhor! Aumenta a nossa fé, a nossa esperança, o nosso amor, pois só contigo conseguiremos levar a bom termo a missão que tens para nós, naquela felicidade que se vive, ainda que a chorar, e que todos desejamos!
Boa noite!
Hermínia Nadais

Sem comentários: