terça-feira, 30 de julho de 2019

SER CUIDADOSO COM O PRÓXIMO!


Claro... ser cuidadoso com o próximo é o nosso grande dever. O cuidado expressa Amor, e é para amar que fomos criados!
Mas, quem é o meu próximo... tenho-me perguntado inúmeras vezes... porque sinto muitas vezes necessidade de me questionar!
Falamos claramente e com razão que a família é que tem a nossa maior proximidade, e isso é um facto!
Mas temos de ter presente os vizinhos, colegas de estudo, de trabalho, os que se encontram connosco no café, nas compras, nas passadas que damos nos jardins das ruas, nos encontros que fazemos para, de fato, nos encontrarmos, nas Eucaristias, nas festas, nos comboios, nos autocarros, barcos e aviões... é um nunca mais acabar!
Ser cuidadoso com o próximo é ser atento a quem esta ao nosso lado seja onde for, no momento em que acontecer, e com quem quer que seja, amigo ou nem tanto, de quem gosto de verdade ou quem até me poderá ter dado problemas e preocupações ou mesmo ter-me magoado de alguma forma.
Próximo... é quem estiver junto a mim, seja onde for e pelo que for.
Daí, o termos de ter um imenso cuidado com a forma como nos portamos seja onde for. A nossa maneira de ser, estar e dizer tem de estar de acordo com o Amor para que fomos criados!
A nossa obrigação é ser atenciosos, meigos, amáveis, delicados, presentes, afetuosos seja com quem for, à boa maneira de Jesus Cristo, excetuando a nossa humanidade que nos falha muitas vezes, pois somos fracos por natureza.
«»
"VIVER O PRESENTE COM SOLICITUDE"
O amor que dedico a cada próximo deve ser 100%, isto é, devo dar atenção exclusiva a quem está ao meu lado no momento presente.
A estratégia para não medir o amor para mais ou para menos, é reconhecer a presença de Jesus em cada um, com um amor exclusivo a Ele.
Com este propósito no coração vivo a "arte de amar": Amar a todos, Reconhecer Jesus em cada um, Fazer-se um, Amar primeiro, Viver o amor recíproco, Amar o inimigo.
Só temos o momento presente à nossa disposição. O passado é uma porta que já se fechou e o futuro é uma porta que ainda não se abriu.
Viver a arte de amar é viver o presente com prontidão, com solicitude, com o cuidado e a atenção de reconhecer a presença de Jesus em cada próximo.
Abraços
Apolonio
«»
Sinceramente... melhor do que isto, não posso dizer.
É por isso que tantas vezes partilho as meditações deste homem, pois vão direitinhas ao que devemos fazer!
O tempo é de férias para muitos... oxalá as possam aproveitar bem, com muita alegria e satisfação num coração bem recheado de Amor!
Boas férias!
Hermínia Nadais

Sem comentários: