segunda-feira, 29 de julho de 2019

LI VÁRIAS VEZES!


Sim! Cuidado, muito cuidado com as garras do inimigo!
Li este texto várias vezes! Li, não! Meditei! Tentei encontrar algo a que me agarrar... e encontrei!
Óh! Se encontrei!
Encontrei, faz tempo! E todas as vezes que aqui volto encontro de novo!
Encontrei e magoou, doeu, mas a vida é mesmo assim, quanto mais dói, mais ajuda a crescer! Pois dói quando começamos a "tentar" 'cortar o mal pela raiz,' mas quando obtemos a quase cura, estamos mais crescidos e com sorrisos nos lábios!
«»
São Jerónimo (347-420)
presbítero, tradutor da Bíblia, doutor da Igreja
«Debate entre um luciferino e um ortodoxo», SC 473
Crês que, quando vier o Filho do Homem, encontrará fé sobre a Terra? (Lc 18,8) Aqueles que lançam esta pergunta do Evangelho devem recordar-se de que a fé que é aqui referida é aquela sobre a qual o Senhor dizia: «A tua fé te salvou» (Mt 9,22); e também, a propósito de um centurião: «Não encontrei semelhante fé em Israel» (Mt 8,10). [...] Nem o centurião, nem a pobre mulher que tinha perdas de sangue havia doze anos (Mc 5,25) acreditavam no mistério da Trindade, que foi manifesto aos apóstolos após a ressurreição de Cristo [...]; o que Jesus aprova é a simplicidade do seu coração e o facto de terem entregado a sua alma a Deus. Ela ia «pensando consigo: "Se eu ao menos Lhe tocar no manto, ficarei curada"». É esta fé que o Senhor afirma ser raro encontrar-se! É esta fé que, mesmo entre os crentes, raramente é perfeita.
«Seja feito segundo a tua fé», diz o Senhor (Mt 8,13). É esta palavra que não desejo ouvir; pois se me for feito segundo a minha fé, perecerei. É certo que creio em Deus Pai, creio em Deus Filho, creio em Deus Espírito Santo, creio num só Deus, mas não quero que me seja feito «segundo a minha fé». Pois não é raro acontecer que o inimigo semeie a cizânia no meio do campo de um homem. [...]
Na realidade, não são poucas as vezes em que, na minha oração, passeio pelas ruas, faço contas aos juros, e até, levado por uma imaginação vergonhosa, trato de coisas que coraria em revelar. Onde está a fé? Interrogue cada um o seu coração e verá como é raro descobrir, nesta vida, uma alma fiel a ponto de nada fazer por desejo de glória ou pelo «que dirão». [...] Com efeito, os vícios estão próximos das virtudes. É difícil contentarmo-nos em ter Deus como único juiz.
«»
Eu... tenho fé, acredito... mas tal como diz Jerónimo, quantas vezes a minha oração é distraída por tantas coisas que nem dá para entender!
Quanto nos vale, é que Deus conhece melhor as nossas fraquezas e misérias do que nós mesmos, assim como conhece também os nossos desejos de perfeição que são grandes mas não chegam a lado nenhum ou chegam a muito pouco.
Este texto para mim é mais que maravilhoso, é um alerta para o meu jeito de ser e estar
Que Deus nos ajude a aceitar-nos assim, fracos como somos, pois só Ele mesmo nos poderá fortalecer!
Que os vícios estão próximo das virtudes é um facto incontestável!
Que saibamos distingui-los bem, e retirá-los da nossa vida, é a única forma de seguirmos Jesus como convém, de sermos algo felizes e darmos felicidade a quem connosco convive!
Que o Espírito Santo nos oriente, e a Trindade, Deus, sempre seja louvado!
Hermínia Nadais

Sem comentários: