segunda-feira, 15 de julho de 2019

TANTO QUE FAZER... TANTO QUE MUDAR!...


Não sei muito bem por onde começar!
(Des)apegos... é não estar apegado a nada! Mas isto de ser totalmente livre de apegos... é trabalho para uma vida... e que seja bem interessada por ser realmente uma pessoa a sério!
«»
"SER LIVRE DE TODO APEGO"
Os apegos aprisionam o coração.
Eles podem ser sutis e mascarados com uma falsa ideia de liberdade.
Ter muitos bens dá a sensação de ser livre para fazer o que se quer. Ou, querer que o próprio pensamento seja o melhor e aceito por todos. Na verdade, ficamos reféns do que possuímos e das nossas opiniões.
O desapego nos faz ver a necessidade do outro e nos leva a partilhar o que temos. A aceitação do outro nos faz entender seu pensamento com abertura de coração e enriquece o conhecimento mútuo.
Além desses aspectos existe também o apego às pessoas que, se não tem um equilíbrio, nos leva a agir sempre através das preferências. Viver o desapego nesse sentido é simplesmente amar a todos sem distinção.
Vencer os apegos é libertador, é eliminar o egoísmo e viver o amor.
Abraços
Apolonio
«»
Recebi este texto do Apolonio, um médico maravilhoso. Este texto fez-me pensar muito, e vai continuar a fazer pensar!
É que apegos, de fato, temos muitos, muitos mesmo! E ficar desapegado de tudo... mas como... se me parece que já estou tão desapegada?
Que estou... que estava! Porque neste momento, refletindo um pouco mais seriamente, vejo que ainda tenho muito que fazer.
Vou pegar numa frase pequenininha do Apolonio: ‘O desapego nos faz ver a necessidade do outro e nos leva a partilhar o que temos.’
Ver a necessidade do outro... é coisa que me preocupa bastante o que me leva a estar sempre atenta a quem se cruza comigo nos caminhos da vida; de partilhar, o desejo é enorme. E sempre que posso, partilho, mais ideias e modos de ver e de viver do que bens materiais, que neste momento, estão a precisar de ser muito bem geridos... muito embora às vezes ainda se possa partilhar alguma coisita!
Agora... mais duas frases do Apolonio: ‘Além desses aspectos existe também o apego às pessoas que, se não tem um equilíbrio, nos leva a agir sempre através das preferências. Viver o desapego nesse sentido é simplesmente amar a todos sem distinção.’
Amar a todos sem distinção é o que tenho procurado... mas por mais que me esforce... as preferências ainda existem! E, ou tenho de repetir demasiado o esforço, ou não me vou ver livre deste apego tão depressa como queria.
Talvez, quem sabe, o Santo Espírito de Deus me aumente um pouquinho mais a força desse desejo e me leve a avaliar melhor os meus comportamentos!
Ai gente linda... a perfeição não existe, não existe mesmo, sou fraca, de carne e osso, sujeita a tanta coisa ruim!...
Tanto que fazer... tanto que mudar!...
Que o Senhor Jesus nos ajude a todos!
Hermínia Nadais


Sem comentários: