quinta-feira, 7 de outubro de 2021

ORAÇÃO E SUA EFICÁCIA!

 



Falamos muitas vezes em oração! E muitas vezes confundimos orar… com rezar!

Rezar é dizer orações, escritas, copiadas, decoradas!

Orar… com ou sem movimentos vocais, mas coração a coração, ou seja, o coração da pessoa em perfeita conexão com o Coração de Deus Pai, Deus Filho Jesus, Deus Espírito Santo, Maria Mãe de Jesus, Jesus Eucaristia, Anjo da Guarda, outros Santos.

Claro que podemos unir-nos à oração uns dos outros, quando estamos em comunidade, mas cada um ou uma é, em particular, única ou único e irrepetível, e a sua oração também!

Claro que temos de orar comunitariamente, e para isso é preciso saber orações decoradas, tal como nas Eucaristias, no Terço do Rosário, e outras orações maravilhosas que gosto imenso de repetir, mas temos de pensar muito bem no que estamos a dizer, estarmos inteiramente a pensar no que dizemos, o que muitas vezes não acontece. Mas ainda assim, devemos rezar, pois se o não fizermos será muito mau!

“”São Maximiliano Kolbe (1894-1941) franciscano, mártir

Conversa de 1924 e carta de 01/12/1940

A oração é eficaz

A oração, e só a oração, é uma arma eficaz na luta pela liberdade e a felicidade das almas. E porquê? Porque uma finalidade sobrenatural só se alcança com meios sobrenaturais. O Paraíso, ou seja, se assim podemos exprimir esta realidade, a divinização da alma, é uma realidade sobrenatural no sentido mais completo da palavra, e um fim que não conseguimos alcançar com as nossas forças naturais. Temos de recorrer a um meio sobrenatural: a graça de Deus. E só conseguimos obtê-la pela humildade e a oração confiante.

Só a graça ilumina a nossa inteligência e fortifica a nossa vontade; ela é o meio para obter a conversão, isto é, a libertação da alma dos laços do mal. [...] A conversão e a santificação da alma é e será sempre obra da graça divina. Sem a graça de Deus, nada podemos fazer neste domínio, nem com a palavra viva, nem com a nossa insistência, nem com nenhum outro meio exterior. Peçamos, pois, a graça, para nós e para os outros, com uma oração humildade, com mortificação e com a fidelidade no cumprimento das nossas tarefas mais simples e mais habituais.

Quanto mais perto de Deus está uma alma, mais preciosa é para Deus; quanto mais O ama, mais é amada por Deus; só então pode ajudar os outros de forma eficaz, tanto mais que os seus pedidos lhe são concedidos com maior facilidade e amplitude.””

Na minha pobreza extrema, posso afirmar a veracidade deste texto. A Oração é tudo na vida! Só quando consegui ter uma vida de oração mais ativa pude modificar muitos maus comportamentos e ganhar muito mais confiança em Deus e amor a Deus e a tudo quanto me rodeia!

Nunca me sinto só, pois Deus está comigo. E esta certeza enche-me de paz e serenidade, em que nada me mete medo, nem a morte, pois é o nascimento para a vida eterna!

É tarde! O dia de hoje foi longo! Mas correu bem!

Graças TE sejam dadas Trindade Santíssima, Bom Jesus, Mãe Maria, Anjo da Guarda e sei lá que mais?

Vivemos na Comunicação dos Santos, que sempre nos protejam e encaminhem para uma vida de verdadeira doação e amor!

Hermínia Nadais

Sem comentários: