terça-feira, 26 de outubro de 2021

VERDADE… VERDADE MESMO!

 

Há coisas que nos podem parecer desconcertantes, mas se bem vistas, são as mais puras realidades. Não vou escrever… apenas pedir para ler este texto maravilhoso que tanto me encantou e me mostrou ainda mais a infinita misericórdia e o infinito amor de Deus pela Humanidade em geral!

“”Santa Catarina de Sena (1347-1380)

terceira dominicana, doutora da Igreja, copadroeira da Europa

«O dom da conformidade com Cristo», cap. L, n.º 80

A minha misericórdia e a minha caridade dão tempo...

[Santa Catarina ouviu Deus dizer-lhe:] Quer queira, quer não, o mundo dá-Me glória. Na verdade, a glória que dele retiro não é a que deveria dar-Me, amando-Me acima de todas as coisas, mas não deixa de se elevar dele louvor e glória ao meu nome.

A minha misericórdia e a abundância da minha caridade brilham nos mundanos dando-lhes tempo. Com efeito, em vez de mandar a terra engoli-los, espero que regressem a Mim, ordenando à terra que lhes dê os seus frutos, ao Sol que sobre eles espalhe luz e calor, ao céu que se mova, mantendo a vida de todas as coisas que para eles criei. Tenho por eles misericórdia e caridade, não apenas pelo facto de não lhes retirar estes dons em consequência dos seus pecados, mas ainda concedendo-os tanto ao pecador como ao justo, e com frequência mais ao pecador que ao justo. Porque o justo está disposto a sofrer, e Eu privo-o dos bens da Terra para lhe dar os bens do Céu com mais abundância. É assim que neles se exprime a minha caridade e a minha misericórdia.

Outras vezes, os servos do mundo perseguem os meus servos pondo-lhes à prova a virtude e salientando-lhes a paciência e a caridade, provocando, no meio das suas dores, orações humildes e continuadas; essas orações e essas dores sobem até Mim como preito de honra e louvor ao meu nome. Assim, pois, sem o querer, o mau trabalha para a minha glória mesmo quando pretende afrontar-Me.””

Isto… é uma realidade! Uma verdadeira realidade! Se não houvesse gente que nos parece má e perversa, que causa às pessoas o maior sofrimento e mesmo a morte, não haveria tantos Santos e Santas mártires!

De facto, Deus surpreende-nos sempre com a Sua maneira de agir, de ser, de dizer, de querer, de aceitar, de compreender, de amar!

A Seu jeito, amemos toda a gente sem distinção, caminhemos unidos para a eternidade para nos encontrarmos face a face com Esse Deus Amor, Misericórdia e Perdão!

Que sempre  seja louvado!

 Hermínia Nadais

Sem comentários: