sábado, 6 de janeiro de 2024

MANIFESTAÇÃO DE JESUS!

 


MANIFESTAÇÃO DE JESUS!

Jesus nasceu! Revelou-se aos pastores logo após o Seu nascimento e, tempo depois, foi apresentado aos Magos do Oriente que reconheceram a Sua imensa dignidade com os presentes ofertados: ouro… porque O consideravam Rei; incenso… porque o reconheciam como Deus; mirra… porque lhes apareceu como um homem sujeito a tudo quanto os homens estão sujeitos!

Jesus é tudo isto! Rei… Deus… Homem!

Para O encontrar, os Magos, estudando as estrelas, viram uma Estrela diferente das demais que lhes disse que Alguém muito especial havia nascida na terra. Não ficaram quietos! Pegaram nos presentes e foram ao Seus encontro, à Sua procura.

Não foi nada fácil! E quando deixaram de ver a Estrela que os conduzia, tiveram mesmo de perguntar onde estava O nascituro! Tudo quanto eles sabiam não bastou para encontrar o que procuravam.

Dirigiram-se a Herodes que também não lhes soube responder, não tinha possibilidade de ver Aquela Estrela/Jesus, como os Magos viam, e ao ouvir falar de um ‘Rei’ o que queria era desfazer-se d’Ele!

Entretanto, a Estrela surgiu de novo, já fora daquele local onde não era querida.

E os Magos continuaram ao encontro de Jesus, seguindo a Estrela/Fé, que foi o guia dos Magos e é o único guia de todos nós!

Os Magos partiram e caminharam juntos, unidos pelo mesmo querer, pela mesma Fé.

Sós… nunca encontraremos verdadeiramente Jesus, mas unidos uns aos outros!

E não encontraremos Jesus fechados em casa, fechados em nós mesmos, nos nossos quereres e saberes, nas nossas convicções, mas partindo à procura, com os irmãos e irmãs com quem nos vamos cruzando no decorrer dos dias!

A procura é longa! O Jesus que procuramos, encontrado seriamente, custa sempre muito a encontrar! Mas uma vez encontrado, produz grande alegria e satisfação, e nunca mais seremos os mesmos, nunca mais regressaremos pelo mesmo caminho de onde partimos, mas pelo caminho que os reflexos da imensa Luz nos indicarem! Regressaremos pelos caminhos do Amor, entrega, dedicação, atenção, vigilância, ternura, carinho, ajuda mútua, fraternidade, união!...

É isto que nos traz a Celebração do Natal de Jesus, que quer nascer cada vez mais fortemente no coração de cada ser humano, pela felicidade de todos e de cada um.

É nisto que se encerra a Salvação, a não ter medo da morte física porque ela nos fará entrar na Verdadeira Vida com este Jesus, que se nos vai manifestando cada vez mais forte e misericordioso no decorrer dos dias.

Feliz dia de Reis, com o “Grande Rei” no coração da vida!

Hermínia Nadais

Sem comentários: