terça-feira, 4 de setembro de 2018

SOB O COMANDO DE DEUS!



Todos devíamos andar sob o comando de Deus, o Único Senhor da Vida e a Vida por excelência!
Mas... desde os nossos primórdios, em bebés e crianças, as nossas fraquezas humanas retiram-nos desse caminho!
E são os papás e mamãs, avôs ou avós, tios, primos, empregados... todas as pessoas que ao longo do tempo noa vão ajudando a crescer que nos vão educando e chamando, encaminhando para o caminho do bem... até que, já crescidinhos... vamos começando a caminhar por nós próprios e a  aprender por tentativas e erros. E quanto mais cedo isso nos acontecer, mais rapidamente nos aperceberemos do nosso valor como pessoas humanas que somos, com defeitos a corrigir e qualidades a desenvolver.
Ao ver o crescimento humano deste modo... perguntar-me-ão, com certa razão, onde estão e para que servem os educadores.
Os educadores... devem ter muita atenção ao desenvolvimento natural do educando... acompanhando o seu crescimento interior, ou seja, acompanhando o nível de aprendizagem de regras e bons costumes, a forma como os pequenos observam os adultos e como tentam imitá-los nas suas brincadeiras, o desenvolvimento da imaginação e destreza de linguagem e gestos bem assim como a destreza manual e mental.
Mas... tudo isto tem de ser feto com muita persistência e atenção, coerência e bom trato. Não se deve ralhar por tudo e por nada, pelo contrário, referir que a aprendizagem é difícil para todos, mas que sem aprender nunca cresceremos como convém.
Criticar... sem explicar porquê... e para quê... nunca!
Todos os educandos têm de ter consciência de que os insucessos acontecem com toda a gente e são uma boa forma de crescimento, de fazer novas tentativas que nos levem a melhores resultados.
«»
"ESTAR ABERTO ÀS NECESSIDADES DOS OUTROS"
O amor vai além do altruísmo e do heroísmo, pois estes são virtudes ligadas ao ser humano, enquanto o amor é a essência de Deus, sendo, portanto, a origem de todas as virtudes.
Quando estamos abertos às necessidades dos outros, nos aproximamos das pessoas, entramos em suas vidas, participamos de suas dores. Quando fazemos isso com um coração puro, livre de pretensões, sentimos a proximidade de Deus em nós mesmos.
Mesmo não buscando recompensas, elas chegam através da graça de Deus.
Entremos nesse mistério da economia divina: quanto mais próximos dos necessitados, mais próximos de Deus; quanto mais doamos amor, mais temos para doar.
Abraços
Apolonio
«»
Educar com todas estas atenções e encantos, é estar atento às dificuldades dos outros, é doar amor.
Claro que, lidar com uma criança não é o mesmo que lidar com um adulto, mas muitas vezes os adultos precisam de mais cuidados para aprender certas coisas do que as próprias crianças.
Andar sob o comando de Deus é prestar atenção não só ao nosso comportamento mas a toda a gente com quem vivemos, convivemos ou com quem nos vamos cruzando pelos caminhos da vida.
A esta forma de encarar e viver a vida chama-se viver no Amor e por Amor, não com palavras, mas com gestos concretos!
Que o Espírito Santo de Deus nos ajude, fortaleça, ilumine!
Boa noite... para uma boa quarta-feira.
HN

Sem comentários: