sábado, 22 de setembro de 2018

SUBIR AO MONTE!


Mas... o que será subir ao monte??? O que será, realmente, subir à montanha??? O que quererá dizer esta frase???
Toda a gente sabe que subir a um monte ou montanha é escalar o monte ou montanha, aos pouquinhos, até chegar ao seu cume. Não é fácil, mas com vontade e determinação, tempo e paciência, pode custar mais ou menos, mas é possível.
E depois... lá do cimo da montanha, rasgam-se horizontes de rara e harmoniosa beleza, tão belos, que encantam os olhos perdidos nos encantos de tantas maravilhas!
Agora... dizem as Sagradas Escrituras que o nosso Mestre Jesus Cristo subia muitas vezes ao monte, onde não raras vezes passava a noite inteira a rezar! A orar! A pensar! A meditar! A descobrir a melhor forma de mostrar Deus aos homens e de tornar os homens felizes com Deus.  
Com Deus, de quem era a Palavra encarnada e profundamente vivida!
Claro que o subir à montanha, ao monte, são metáforas!
Então, para nós, seguidores de Jesus Cristo... o que será subir à montanha?
Claro que não é subir a nenhuma montanha terrena, mas bem ao fundo do nosso coração, da nossa forma de ser e de viver, de modo que possamos, ali, encontrar-nos profundamente com Deus Pai, Filho e Espírito Santo que nos elucidarão a melhor forma de agir connosco mesmos e com os nossos irmãos que são como que Deus junto de nós!
A solidão não leva a lado nenhum. Nascemos para viver em comum(união) ou comunidade e crescer e ser felizes em comunidade. Precisamos uns dos outros, bons ou menos bons. Os bons ajudam-nos a crescer com o exemplo, os menos bons a fugir de fazermos nós as suas más ações.
Tudo, tudo ajuda a crescer para Deus, para nós mesmos e para os irmãos.
  «»
Santo Ambrósio ( c. 340-397)
bispo de Milão, doutor da Igreja
«Naqueles dias, Jesus subiu ao monte para rezar e passou a noite em oração a Deus». Nem todos os que rezam sobem à montanha [...], mas aqueles que rezam bem, aqueles que se elevam dos bens terrenos aos bens superiores, ascendem aos cumes da vigilância e do amor do alto. Aqueles que se preocupam com as riquezas do mundo ou com as honras não sobem à montanha; quem cobiça as terras de outro não sobe à montanha. Os que procuram a Deus sobem; os que sobem imploram a ajuda do Senhor para esse percurso. Todas as almas grandes, todas as almas elevadas ascendem à montanha, porque não é a qualquer um que o profeta diz: «Sobe a um alto monte, arauto de Sião. Grita com voz forte, arauto de Jerusalém» (Is 40,9). Não será por via de feitos físicos, mas por ações elevadas que escalarás esta montanha. Segue a Cristo [...]; procura no evangelho e verás que só os discípulos subiram à montanha com o Senhor.
  «»
O Batismo que recebemos fez de nós membros da Igreja de Jesus Cristo, membros do Seu Corpo Místico, e é como membros do Corpo Místico de Cristo que devemos viver estudando, meditando, aprofundando a Palavra de Deus e vida de Jesus, dando ou partilhando com os outros as nossas experiências, os nossos fracassos e sucessos, a nossa ajuda e compreensão,, a nossa fé e esperança, todo o nosso Amor!
Ao rezar, ou orar... não nos lembremos só de nós e da nossa família e amigos, mas de toda a gente eu sofre das mais diversas necessidades tantas vezes sem ninguém que os aconchegue nos momentos  mais difíceis!
Mas... há uma outra enorme necessidade na oração, é a vontade de Deus que muitas vezes não se coaduna com a nossa, porque Ele sabe melhor o que convém a cada um de nós do que nós mesmos.
Que é difícil, é! Que muitas vezes na ocasião em que as coisas acontecem não percebemos o porquê, também é verdade! Mas que com o rodar do tempo, bem unidos a Jesus e aos irmãos, acabamos por descobrir e por em pratica o que o Senhor quer também é verdade!
Bendito sejas, Nosso Deus três vezes santo!
Que sempre sejas louvado!
HN

Sem comentários: