domingo, 16 de setembro de 2018

A QUE DIZER... NUNCA!

Cuidado com a palavra nunca, com a forma como a usar, pois nós nem sequer pensamos nisso, mas pode servir de tropeço a muitos sucessos!
A palavra nunca só deve ser dita às asneiras, ao ódio, ao rancor, às injustiças e impiedades, às invejas e maledicências, à cobiça, às críticas... a tantas coisas mais que agora não recordo.
São inúmeras as ações a que devemos dizer nunca!
E sim, dizer nunca... aos outros! Mas... principalmente... dizer nunca a nós mesmos, pois é a nós mesmos que devemos e temos de educar e reeducar como convém!
As palavras que dizemos de alguém, mesmo que nunca lhe cheguem aos ouvidos, podem magoar esse alguém! Magoar... e muito!
Há pessoas muito fechadas em si mesmas, que não se abrem com ninguém. E muitas vezes, como acontece a toda a gente, ou a muita gente, as coisas não correm bem: é um carro que não se consegue comprar, uma casa em que se não consegue fazer obras, um emprego precário do qual se não consegue sair por não arranjar melhor... e então, em vez de pensarmos que essa pessoa ou pessoas vão conseguir... pensamos e dizemos o contrário: aquele ‘fulano’ ou ‘fulana’ não chegam a lado nenhum... não chegam mesmo!... e julgamo-nos muito certos porque, realmente, como diz o ditado, os pobres coitados ‘não saem da cepa torta!’
Agora, analisando bem a nossa posição perante ele? Alguma vez tivemos coragem de pensar um pouquinho porque é que isso lhes acontece? E alguma vez nos passou pela cabeça que quando dizemos ‘não saem’ estamos mesmo a estorvá-los de sair da tal ‘cepa torta’ e de conseguir levar a cabo os seus projetos?
Projetos! Sim! Projetos! Porque quem deseja alguma coisa que nunca mais acontece também ter que fazer projetos adequados à resolução do problema, esforçar-se por levá-los até ao fim, ter esperança que vai conseguir, e acreditar que Deus o ou a vai ajudar, porque ó quer o bem de Seus filhos... que  não quer malandros nem desinteressados, porque se o forem, como poderá ajudá-los!
As pessoas são graças de Deus umas para as outras, não tenhamos dúvidas.
Umas têm que tentar ajudar, outras, para se ajudarem a si mesmas, têm que admitir e aceitar a ajuda que lhes surge ou é mesmo oferecida!
Dizer ‘nunca’ vou conseguir... ‘nunca’ vai conseguir... ‘nunca’ conseguirá... é falta de coragem, de fé, de esperança, e de amor!
Desta forma... nunca digas nunca... porque se o disseres... está a estragar os interesses do outro e não a ajudá-lo a resolver as suas dificuldades.
Para haver ajuda tem que haver incentivo, muito incentivo, confiança, coragem e determinação, de quem precisa de ser ajudado e de quem ajuda, depois Deus fará o resto!
«»
Nós podemos ser instrumentos da Providência divina para as pessoas. Uma ajuda que se dá motivada pelo amor, certamente vai chegar no momento certo para a pessoa que a recebe, porque esse tipo de motivação vem de Deus e é Ele quem escolhe quem deve recebê-la. 
Para cuidar de alguém, zelar pelo seu bem-estar, atender às suas necessidades, é necessário que essa pessoa ocupe um lugar de destaque em nosso coração. Para fazer o mesmo a todos sem distinção, basta reconhecer a presença de Jesus e cuidar Dele que está presente em cada um dos irmãos.
O melhor modo para se ter essa abertura, é medir a minha necessidade segundo a necessidade do outro. O que significa viver a comunhão de bens material e espiritual. 
Abraços
Apolonio
«»
Este pequenino texto meditativo... diz muito... diz, explica, chama à atenção do Amor que deve existir entre as pessoas.
Quando um amigo ou amiga nossa não conseguir sair de dificuldades, tenhamos a coragem de oferecer ajuda, a primeira das quais, é ter pensamento positivo acerca das suas capacidades!
Será... que vamos conseguir? Se, todos, ajudantes e ajudados, tentarmos a sério... Deus fará o resto... e todos ficarão muito mais felizes.
Boa semana!
HN

Sem comentários: