quarta-feira, 26 de setembro de 2018

CADA UM COM A SUA MISSÃO!


Neste Ano Pastoral todos somos chamados a ser Discípulos Missionários!
Claro que, ouvir falar desta maneira, é o mesmo que ouvir dizer à Igreja, que é Jesus Cristo com todos os batizados undos a Si, onde nós estamos inseridos, que tente a todo o custo ser, ao jeito de Jesus, a imagem de Deus entre os homens e mulheres com quem vamos convivendo todos os dias.
Mas... cada um do seu jeito, da sua maneira muito própria, cada um com a sua própria missão.
Não tentemos ser grandes... ou pequenos... mas cada um igual a si mesmo conforme as graças recebidas de Deus que não nos abandona nunca.
Deus não abandona ninguém, nem sequer aqueles a quem chamamos de maus, que enchem a Comunicação Social de problemas que não gostamos nada de ouvir... nem de ver!
E se prestarmos atenção às Palavras de Jesus, ‘cara chapada do Pai’, acabamos por verificar que Deus corre atrás desses que julgamos maus, porque são os que mais necessitam de compreensão e atenção, de carinho e acolhimento, para puderem mudar de vida como a todos convém.
Não tenhamos dúvidas! Nos nossos momentos menos bons ou mesmo muito maus, Deus estava lá, pronto a deitar-nos a mão se para Ele nos dirigíssemos. E deitou a mão. Por isso, estamos aqui!
Quando Jesus diz que o Bom Pastor deixa noventa e nove ovelhas na pastagem para ir buscar a que se tresmalhou... é isto que Ele quer dizer. Quer dizer que está sempre próximo de quem necessita!
Jesus/Deus, respeita a nossa liberdade, mas faz tudo para tocar as fraquezas ou arrogâncias do nosso coração para podermos alterar os nossos comportamentos.
Quantas vezes terá deixado as noventa e nove ovelhas na pastagem para ir atrás de nós? Já alguma vez pensamos a sério nisto!
É que, pecadores, somos todos... e quanto mais ligados a Movimentos da Igreja, catequeses, Leituras Bíblicas, participação nas Eucaristias ou outros atos de culto... mais responsabilidade temos perante quem nos rodeia, pois temos maior obrigação de ser exemplo ou Palavra viva de Deus junto dos nossos irmãos e irmãs que não têm essas vivências...
Temos que agir assim... como que ao modo de Jesus.
E não pensemos que o mundo esta muito mal... está... sim... em constante desenvolvimento, na busca da compreensão e do amor muitas vezes por caminhos que não levam a lado nenhum... porque não sabem viver melhor!
Precisam de nós... como Discípulos Missionários... cada um com a sua missão específica.
O que eu devo fazer... se o não fizer... quem o fará?
Nós não pensámos muito nisso... mas a nossa falta de responsabilidade apostólica faz muito mal à sociedade, a quem nos rodeia, a quem se cruza connosco todos os dias!
É muito triste dizê-lo... mas muitas vezes as pessoas desviam-se dos templos, das celebrações, dos grupos apostólicos... porque falta o verdadeiro exemplo de vida nas pessoas que os frequentam!
Defeitos... toda a gente tem! Saibamos compreender os nossos defeitos e os defeitos dos outros para nos encontrarmos num constante crescimento para Jesus Cristo, com Ele e com os irmãos!
Muito boa noite... para uma boa quinta-feira!
HN

Sem comentários: