sexta-feira, 21 de setembro de 2018

IGREJA... E O CORPO HUMANO!

Grande e maravilhosa esta comparação! Apresentada por São Paulo, tinha que ser boa mesmo!
São Paulo pega no corpo humano para falar da Igreja, onde, tal como os órgãos do corpo humano são todos diferentes e todos importantes para o próprio corpo, todas as pessoas são muito diferentes e muito importantes dentro da Igreja para o seu crescimento e desenvolvimento, cada qual com a sua tarefa específica.
Todos os órgãos do corpo humano diferentes entre si, pertencem à mesma pessoa, têm o mesmo código genético.
Assim, na Igreja, pessoas de todas as idades cor e condição social, têm o mesmo código genético recebido nas águas do Batismo, o Amor de Jesus Cristo, a filiação Divina, a tarefa de Sacerdote, (interceder pelos homens junto de Deus); Mestre (ensinando a Palavra de Deus mais por atitudes e gestos do que por palavras); e Rei, (não de haveres ou honrarias humanas, mas de gestos de amor, misericórdia, justiça e perdão) que dá a todas as pessoas o dever de serem Discípulos Missionários ao longo de toda a sua  vida.
O código genético dos cristãos é o Amor de Jesus imbuído no mais fundo seus corações.
Voltando à Igreja, tem uma hierarquia que toda ou quase toda a gente conhece. Porque é formada por humanos... tem de ter hierarquia, é a única forma de haver menos confusões!
Mas... as pessoas integradas nas hierarquia não são mais importantes do que as outras, pois a grande importância de todos os membros da Igreja vem do Sacramento do Batismo.
Cada pessoa é diferente e tem tarefas diferentes, mas todas são povo de Deus a caminho da Salvação, da Santidade, unidos a Deus e auxiliando-se mutuamente para construírem, todos juntos, o Reino de Deus... assim como todos os órgãos de um corpo humano formam o corpo humano!
«»
"ACOLHER O IRMÃO COMO UM DOM DE DEUS"
Nós fomos criados como um dom de Deus uns para os outros.
"Não é bom que o homem esteja só. Vou criar para ele uma companheira que lhe corresponda." (Gn 2,18)
Essa frase do Gênesis é uma indicação de que somos um dom uns para os outros. Mas ela é precedida por uma outra onde está a verdadeira explicação de que o próximo é realmente um dom para nós. Em Gênesis 1,26 Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança." Deus fala na primeira pessoa do plural, como Trindade. Ele diz:  "à nossa imagem".
Portanto, a nossa maior semelhança com Deus, Trindade Santa, é o relacionamento conforme o modelo "trinitário" que deve existir entre nós. Eu sou um dom para o outro e o outro é um dom para mim. E esse amor mútuo nos faz ser uma só coisa.
A frase de hoje nos leva a uma profunda reflexão sobre o que significa a nossa semelhança com Deus.
Abraços
Apolonio
«»
Assim como uma mão, um braço, um dedo, uma perna... fazem muita falta a um corpo humano... a falta dos batizados nos templos onde os cristãos se reúnem para ouvir a Palavra de Deus e orar... a falta dos batizados nos grupos para preparar melhor a vida... a falta dos batizados nas festas religiosas ou profanas para mostrarem a alegria de uma vida de acordo com a vontade de Deus,,, fazem falta na Igreja que são todos os batizados unidos a Jesus Cristo e entre si.
Não são santos ou santinhos como muitas vezes se ouvem como crítica... são pessoas com defeitos que tentam destruir   
Acolher o irmão como um dom de DEUS, num Modelo 'trinitário' que entre os homens tem de ser bem ao jeito da Trindade, Amor... incondicional, unidade, ajuda, acolhimento, presença, partilha... principalmente para os que mais precisarem de qualquer tipo de apoio na vida. 
Será o que deveremos fazer, para sermos verdadeiros Discípulos Missionários como neste Ano Pastoral nos é pedido!
Que o Espirito Santo nos fortaleça e ajude.
HN 

Sem comentários: