quinta-feira, 27 de setembro de 2018

TODOS... MAS TODOS... MISSIONÁRIOS!


Missão... cada pessoa, única e irrepetível, tem a sua!
Mas... todas as pessoas são missionárias no ambiente em que estão colocadas!
E tal como pensarem e agirem, como tiverem sido ensinadas pelo que viram, ouviram e prenderam ou exercitaram, podem espalhar o bem sendo missionárias ao jeito de Jesus... ou espalhar o mal vivendo ao contrário do que Jesus nos sugere!
Jesus, sugere! Não obriga ninguém! Espera com paciência e muita atenção o momento certo de tocar o coração das pessoas para que se voltem para o que e melhor para elas, uma vida de doação e amor, de partilha, de perdão, de humildade, de fraternidade!...
Muitas vezes temos a sensação de que os outros é que estão errados e nós certos... muito cuidado com estas sensações, que muitas vezes são enganosas e lançam-nos para comportamentos errados!
Muitas vezes o que nos outros nos parecem erros, são formas diferentes de olhar as mesmas questões que, se forem postas em comum num diálogo sincero podem desfazer muitas desconfianças e conceitos errados!
Mesmo escutando todos os dias notícias horrendas na nossa Comunicação Social, continuo pensando que há muita maldade no mundo, mas o mundo não está mau, está, sim, em franco desenvolvimento, em franca aprendizagem, e há pessoas que são tão pobrezinhas de saber e sentimentos que procuram a felicidade onde só encontram  as maiores misérias e castigos, cadeias, tribunais... sei lá o que mais!
Não pensemos mal delas, rezemos por elas para que possam encontrar o verdadeiro amor e felicidade que Jesus Cristo tão bem ensinou exemplificando
Vamos ver o que nos diz São João Paulo II na Redemptoris Missio
«»
O nosso tempo, com uma humanidade em movimento e insatisfeita, exige um renovado impulso na atividade missionária da Igreja. Os horizontes e as possibilidades da missão alargam-se, e é-nos pedida, a nós cristãos, a coragem apostólica, apoiada sobre a confiança no Espírito. Ele é o protagonista da missão!
Na história da humanidade, houve numerosas viragens que estimularam o dinamismo missionário, e a Igreja, guiada pelo Espírito, sempre respondeu com generosidade e clarividência. Também não faltaram os frutos! Há pouco tempo, celebrou-se o milénio da evangelização da Rússia e dos povos eslavos, estando para se celebrar o quinto centenário da evangelização das Américas; foram entretanto comemorados, de forma solene, os centenários das primeiras missões em vários países da Ásia, da África e da Oceânia. A Igreja deve hoje enfrentar outros desafios, lançando-se para novas fronteiras, quer na primeira missão ad gentes, quer na nova evangelização dos povos que já receberam o anúncio de Cristo. A todos os cristãos, às Igrejas particulares e à Igreja universal, pede-se a mesma coragem que moveu os missionários do passado, a mesma disponibilidade para escutar a voz do Espírito.
«»
A Igreja que temos, a que pertencemos, talvez mesmo por nossa própria culpa, tem muitos batizados e poucos cristãos.
O Batismo é a entrada solene da pessoa na Igreja, Corpo Místico  de Jesus Cristo, onde cada pessoa batizada, em união com Jesus Cristo e por Ele e com Ele a todas as pessoas batizadas, têm obrigação de agradecer e honrar a graça do Batismo que nos ajuda a deixarmos o mal e procurarmos fazer o bem.
Não era assim que eu queria falar, mas penso que é melhor ficar por aqui.
O que é bom fazer... e o que é bom não fazer... é trabalho da pessoa entre ostras pessoas unidas em Jesus Cristo e fortificadas pela Sabedoria  e o entendimento do Espírito Santo de Deus!
Não me canso de falar em grupos formados com o fim específico de aprenderem a vier ao jeito de Jesus como Missionários nos ambientes!
Muito boa noite... com muitas saudades da minha muito querida Ultreia a que não pude comparecer!
De Colores!
HN

Sem comentários: