sábado, 7 de junho de 2014

O CAMINHO DE SANTIDADE



O caminho de santidade é árduo, e só pode conseguir-se com uma ajuda especial de Deus, do Seu Espírito Santo e da ajuda do povo de Deus, a Igreja, com tudo quanto encerra, pois ninguém se pode santificar por si mesmo.

Os santos que veneramos nos nossos altares são algumas pessoas que a Igreja escolhe para mostrar melhor o caminho de santidade, para fazer ver que é o Espírito Santo quem santifica e que ninguém se santifica a si mesmo. São escolhidas pessoas onde se possa ver claramente a obra santificadora do Espírito Santo de Deus que nos ajuda constantemente a viver segundo Jesus Cristo.

São pecadores que seguiram Jesus no caminho da humildade e da cruz, muitos deles como São Paulo, que de perseguidor dos cristãos se transformou em santo, com a ajuda de Deus.

 Se somos todos pecadores e com Cristo somos a Igreja, a Igreja só é santa porque é a esposa amada e santificada por Jesus com o Seu sacrifício eucarístico e com os sacramentos que Ele instituiu para nos dar força para bem viver.

A primeira regra da santidade é que sejamos humildes para que Jesus possa crescer cada vez mais em nós e nos outros.

Para passar de perseguidor da Igreja a seguidor acérrimo de Jesus, São Paulo, sem se tornar em herói, ficou cego e obedeceu, mudou de vida, e depois de pregar o evangelho em todo o mundo, terminou a vida junto com um pequeno grupo de amigos, em Roma, onde morreu degolado.

O percurso de santidade é deixarmo-nos guiar pelo Espírito Santo seguindo o caminho de Jesus, levando alegre e corajosamente a cruz simples de todos os dias, e deixarmos que Jesus cresça, que a Sua forma de viver, pensar a amar chegue ao maior número de pessoas. Se enveredarmos por este caminho, todos daremos testemunho de Jesus Cristo que nos ama imensamente, e poderemos dar testemunho de que, mesmo sendo nós pecadores, a Igreja, esposa amada de Jesus, é Santa.

Sem comentários: