sexta-feira, 6 de junho de 2014

COMO SERÃO AS PESSOAS CRISTÃS



Pessoas cristãs são pessoas de fé em Jesus Cristo.

Mas… a fé é um dom de Deus! E só pode ser recebido quando dentro do Povo de Deus, a Igreja, onde se podem distinguir nitidamente dois grupos de pessoas cristãs: as dóceis e as intelectuais!

As pessoas dóceis ao Espírito Santo, à imagem dos primeiros apóstolos que falaram aos judeus e aos pagãos, indistintamente, vão levando a semente do Evangelho a todos, cristãos e não cristãos, e tal como os Apóstolos, vão conseguindo que o povo verdadeiramente cristão aumente sendo dócil ao Espírito Santo na união ao Senhor e deixando-se guiar por Ele. Porque o Espírito Santo age hoje na Igreja e na nossa vida. Nós não sentimos, mas se estivermos atentos aos acontecimentos e ao que constantemente nos vem à mente e ao coração, compreenderemos que é o Espírito Santo que nos convida a praticar determinadas ações e a seguir determinados caminhos.

Mas os cristãos "intelectuais”, cuidado com eles! Tal como os judeus principalmente os doutores da lei para quem era necessário cumprir os mandamentos e nada mais, que causaram tantos problemas a Jesus até conseguirem legalmente dar-Lhe a morte, aproximam-se da Igreja só para lhe por questões. Os judeus não entendiam, acreditavam que a religião era conhecimento e cumprimento de leis, tal como agora esses cristãos também não imaginam que existe o Espírito Santo, pensam que tudo está na cabeça e desprezam o coração, o amor, a beleza e a harmonia.

Como pensam que as coisas de Deus podem ser entendidas só com a cabeça, formam as suas próprias ideias e pensam que sabem tudo, são orgulhosos e julgam mentira tudo o que não compreendem. Não acreditam, mesmo diante de evidências.

A fé vem quando pertencemos ao povo de Deus, a Igreja, e somos ajudados pelos sacramentos e pelos irmãos, e quando se não consegue acreditar estamos a pecar por resistir ao Espírito Santo.

Senhor, ajuda-nos a não ser orgulhosos, com coração duro e perigoso, auto-suficientes, soberbos, separados do povo, ajuda-nos a não fechar as portas nem resistir ao Espírito Santo, mas a ser dóceis, humildes, abertos, para seguirmos em frente na vida com criatividade e alegria, seriedade e Espírito de Deus.

Sem comentários: