domingo, 22 de junho de 2014

IR AO ENCONTRO

 Sim! Ir ao encontro!
O dia de ontem foi de aprendizagem do encontro!
Na Eucaristia Vespertina, endereçada a crianças e jovens, o Sacerdote na Homilia foi buscar o Mundial de Futebol para o comparar ao que deve ser a Eucaristia para nós.
Começou pela alusão à grande festa do Mundial de Futebol cheia de alegria, entusiasmo, boa disposição, um encontro entre gerações e povos - tal como a Eucaristia dever ser, local de festa e encontro; 
a Equipa de Futebol tem um treinador e necessita de muito treino para ter sucesso nos jogos - na Eucaristia o treinador é Jesus e nós temos que treinar, ou seja, ir muitas vezes à Eucaristia onde Jesus nos vai orientando como devemos viver nos minutos de todos os dias, em doação e amor; 
e concluiu que o Futebol é um jogo de equipa em que se um jogador se agarra à bola o jogo está perdido - tal como na Eucaristia em que temos de ser equipa, com Jesus e com os irmãos, pondo ao serviço da comunidade na vida os dons que tivermos recebido! 
O entusiasmo e certeza como falou convenceu e encantou. Oxalá tenha chegado ao coração dos jovens e crianças como chegou ao meu.
Este tipo de comportamento chama-se ir ao encontro! Assim como ir ao encontro foi o que encontrei no Plenário da Conferência de São Vicente de Paulo, de que estava ausente há quase um ano.
Foi bom demais. Uma das representantes das conferências, ao explicar a forma simples como conseguem quase sem dinheiro ir junto das pessoas necessitadas seja do que for, levando-lhes o consolo, carinho e apoio espiritual que passa despercebido às Instituições de Solidariedade Social, explicou claramente como ir ao encontro, ao que se seguiram outras intervenções que nos levaram a prender melhor a ir ao encontro
. Ir ao encontro foi o tema da reunião.
Hoje, dia que em Portugal se comemora o Corpo de Deus, que ir ao encontro de Jesus e dos irmãos por Jesus, seja o nosso lema!
Que Jesus e Maria Santíssima nos protejam e o Espírito Santo nos fortifique!
Jesus Eucarístico, vive connosco e vela por nós! Que sempre sejas louvado!

Sem comentários: