terça-feira, 10 de junho de 2014

QUE ME DAREIS SE VOS ENTREGAR JESUS



 No fim do Tempo Pascal, será bom pensar no momento em que começou a Paixão, com a traição de Judas Escariotes quando disse aos líderes do Sinédrio: “Que me dareis se vos entregar Jesus?”

Jesus foi entregue, mas antes que o fosse de sempre aceitou essa entrega em plena liberdade como Ele próprio disse: “Eu dou a minha vida… Ninguém a tira de mim; eu a dou por mim mesmo. Eu tenho poder para entregá-la e autoridade para tomá-la novamente”(Jo 10,17-18).

Foi com a traição de Judas que Jesus começou o caminho da humilhação e defraudação que percorreu até ao fim sofrendo a pior e mais infame das mortes, a morte de cruz.

Todo o mal que acontece no mundo, o sofrimento e a morte, são muito dolorosos para nós, principalmente se se trata de crianças ou pessoas inocentes.

Disse o Papa Francisco: “Esperamos que Deus, em Sua omnipotência, derrote a injustiça, o mal, o pecado e o sofrimento com uma vitória divina triunfante. Em vez disso, Deus nos mostra uma vitória humilde que parece humanamente um fracasso. Podemos dizer que Ele vence no fracasso. O Filho de Deus, de fato, parece na cruz um homem derrotado: sofre, é traído, caluniado e, por fim, morre. Mas Jesus permite que o mal esteja sobre Ele; assim, o toma para si e o vence. Sua Paixão não é um acidente; sua morte – aquela morte – foi “escrita”. Realmente, não encontramos muitas explicações. É um mistério desconcertante, o mistério da grande humildade de Deus: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho único” (Jo 3, 16).

È urgente pensar muitas vezes na Paixão de Jesus e pensar: “Mesmo que eu fosse a única pessoa no mundo, Ele o teria feito por mim. Obrigado Jesus.”

A ressurreição de Jesus é “a intervenção de Deus Pai quando a esperança humana estava perdida”.

Continua Francisco: “Jesus, que escolheu passar por esse caminho, nos chama a segui-Lo no mesmo caminho de humilhação. Quando em determinados momentos da vida encontramos alguma saída para nossas dificuldades, quando nos afundamos na escuridão mais espessa, é o momento da nossa humilhação e espoliação total, a hora em que nós experimentamos que somos fracos e pecadores. É próprio, neste momento, que não devemos mascarar o nosso fracasso, mas nos abrir, com confiança, à esperança em Deus, como fez Jesus.”

Quantas vezes a amargura nos afronta a vida! E mesmo sabendo da presença de Deus em toda a nossa existência quase desesperamos! Que a Paixão de Jesus que antecede o Tempo Pascal esteja sempre presente na nossa vida, para que, por amor a Deus e aos irmãos, possamos aguentar melhor as diversidades.

Sem comentários: