segunda-feira, 17 de agosto de 2015

A NOVIDADE ETERNA!



A novidade de Deus que nos é apresentada em Jesus é eterna, nunca se acaba! Jesus é a eterna novidade!
Desde sempre me falaram de Jesus, e até hoje sempre é novidade para mim, pois com as Suas palavras e atitudes me faz ver a vida e viver de forma diferente!
Mas temos que nos manter muito atentos à novidade de Jesus, pois a Sua palavra cada vez no vai sendo apresentada de forma mais compreensível à vivência do verdadeiro AMOR que Ele é, que Ele viveu e que Ele pregou. Ele, Caminho, Verdade e Vida! Ele, alimento qu nos fortalece no prática do bem, da união, da fraternidade, do amor gratuito ee misericordioso, da compreensão e do perdão, pois o quanto tem feito por mim e em mim não me pode deixar quaisquer dúvidas! Tenho muita pena de não conseguir partilhar completamente o que só o mais profundo do coração pode sentir.
Quando recordamos a multiplicação dos pães e dos peixes que nos leva ao alimento espiritual a encontrar que é Jesus Eucarístico, aparecem-nos as multidões em busca do milagre do alimento corporal que os havia saciado, e a busca dos milagres continua até hoje! É nas provações, nas doenças, nas dificuldades, que as pessoas mais procuram as igrejas/templos e que mais se voltam para Deus/Jesus/ santos. O caminho faz-se caminhando... eu também já fui assim... e muito embora possa não parecer... ainda há bem pouco tempo sofri por demais por ter acreditado na possibilidade de um milagre físico! Custou-me muito, mas acabei por aprender o que é, realmente, ser cristão.
Aos poucos, com avanços e recuos, fui crescendo na fé, que nada mais é do que o relacionamento do ser humano com a Pessoa de Jesus, onde, indubitavelmente, Deus Pai e o Espírito Santo estão também presentes, pois as três pessoas da Santíssima Trindade não se separam nunca. E eu não consigo discernir se estão sempre connosco onde estivermos ou se nós estamos sempre onde Elas estão, porque estão em toda a parte.
Mas precisamos de nos esforçar para mantermos o coração liberto de preocupações desnecessárias e aberto à novidade que Deus é.
Algumas frases do Papa Francisco no Ângelus deste domingo que penso de suma importância:
 “… o que significa “comer a carne e beber o sangue” de Jesus? É só uma imagem, uma maneira de dizer, um símbolo, ou indica alguma coisa de real? Para responder, é necessário intuir o que acontece no coração de Jesus enquanto parte os pães para a multidão faminta. Sabendo que deverá morrer na cruz por nós, Jesus se identifica com aquele pão partido e partilhado e isto se torna para ele o “sinal” do Sacrifício que o espera. Este processo tem o seu ápice na Última Ceia, onde o pão e o vinho tornam-se realmente o seu Corpo e o seu Sangue. É a Eucaristia, que Jesus nos deixa com um objetivo muito preciso: que nós possamos nos tornar uma só coisa com ele. Ele diz: "Aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele" (v. 56). "Permanecer": Jesus em nós e nós em Jesus. A comunhão é assimilação: comendo-o nos tornamos semelhantes a Ele. Mas isto requer o nosso "sim", a nossa adesão de fé.
Às vezes ouvimos, sobre a missa, este questionamento: "Mas para que serve a Missa? Eu vou à igreja quando sinto vontade ou, rezo melhor sozinho. Mas a Eucaristia não é uma oração privada ou uma bela experiência espiritual, não é uma simples comemoração daquilo que Jesus fez na Última Ceia. Nós dizemos, para entender bem, que a Eucaristia é um "memorial", ou seja, um gesto que atualiza e torna presente este o evento da morte e ressurreição de Jesus: o Pão é realmente o seu corpo oferecido por nós, o vinho é realmente o Seu sangue derramado por nós.
A Eucaristia é Jesus que se doa inteiramente a nós. Alimentar-se dele e permanecer nele através da Comunhão eucarística: se o fizermos com fé, transformará a nossa vida, a transformará em um dom a Deus e aos outros. Alimentar-se daquele "Pão da Vida" significa entrar em sintonia com o coração de Cristo, assimilar as suas escolhas, os seus pensamentos, os seus comportamentos. Significa entrar em um dinamismo de amor e se tornar pessoas de paz, pessoas de perdão, de reconciliação, de partilha solidária. O próprio Jesus fez isto.
Jesus conclui seu discurso com estas palavras: "Quem come deste pão viverá eternamente" (Jo 6,58). Sim, viver em comunhão real com Jesus nesta terra nos faz desde já passar da morte para a vida. O céu começa justamente na comunhão com Jesus”.”
A Missa, pela mesa da Palavra e pela mesa Eucarística, é, de facto, fonte de vida!  Admiro demais os bons comportamentos de pessoas que por qualquer razão não vão à Missa, acho-as muito fortes, pois para fazer o bem é preciso ser forte, é preciso viver com Jesus Cristo, e essas pessoas vivem com Ele mesmo sem a Eucaristia. Não consigo imaginar o que seriam alimentados por Esse maravilhoso Pão da Vida, a novidade eterna!

Sem comentários: