domingo, 16 de agosto de 2015

PARA NOS ABRIRMOS À NOVIDADE..



Para nos abrirmos à novidade temos primeiro de nos esvaziar de tudo o que não nos serve para amarmos como convém.
Sim... para amarmos, porque o único mandamento que Jesus nos deixou foi: Amai-vos como Eu vos amei!
Amai-vos! Seria muito fácil se Ele nos tivesse dito para amar as pessoas de quem gostamos, mas não! Este Amai-vos tem a ver com toda a gente, mesmo com aquelas pessoas que nos ofendem!
A princípio não me entrava na cabeça esta ordem de Jesus. Foi preciso muita oração, muita renúncia, de muito treino e de dar cabo de muita revolta, de dizer muitas vezes: Jesus... eu não consigo!  De dar muitas voltas à cabeça e ao coração para descobrir como fazer, de dizer muitas vezes a Jesus: ou me ajudas... ou não sou capaz mesmo!
Foi preciso passar muito tempo a pensar, a olhar e sentir o calor amoroso do sacrário, a meditar nas palavras da Cruz, Pai, perdoai-lhes... porque perdoar é amor, é amar, é querer aceitar a pessoa que nos ofende como ela é, desejando-lhe todo o bem!
Claro que se é capaz! Todavia... antes e acima de tudo, temos de desejar cm toda a nossa vontade abandonar o egocentrismo e o egoísmo que sem nos darmos conta nos vai colocando sempre no cento do mundo e da vida!
Mas não podemos confundir o perdoar e amar com o esquecer, porque o esquecer... realmente, é uma outra coisa. O começar a ser capaz de lembrar a ofensa sem sentir rancor já é o princípio do perdão e do amor! Ainda assim, é preciso continuar a luta, a ler e meditar o Evangelho muitas vezes, a escutar a voz de Deus no silêncio da vida e do coração, a dar graças a Deus, ininterruptamente, por todas as coisas boas ou menos boas que nos vão acontecendo no desenrolar da vida, a colocar Deus em primeiro lugar, sempre e em qualquer situação.
Nunca por nunca poderemos julgar-nos mais perfeitos ou melhores ou maiores do que ninguém, seja esse alguém quem for, pois só o conhecimento que Deus Tem de todos nós Lhe dá o direito de o fazer.
Que é difícil, é! Mas uma vez iniciado o caminho... não conseguiremos desejar outra coisa, porque, realmente, é a única forma de sermos verdadeiramente felizes!
Um bom final de Domingo e uma santa semana!

Sem comentários: