quinta-feira, 8 de outubro de 2015

NUNCA SERÁ DEMAIS!



Sim! Nunca será demais falar sobre a família! E sobre as pessoas!...
Porque as crises da família... talvez... sejam as crises de identidade que assolam a sociedade!
As pessoas procuram-se muitas vezes no encontro com os outros... mas o verdadeiro encontro com os outros parte de um verdadeiro encontro connosco mesmos... e nunca poderemos ter um verdadeiro encontro connosco mesmos sem que tenhamos prestado atenção àquilo que Deus quer de nós e Jesus nos veio dizer, ensinar!
Um verdadeiro encontro connosco está num verdadeiro e profundo encontro com Deus, disso não tenho dúvidas, porque Deus é-nos mais íntimo do que nós mesmos somos connosco prrópios. Nós muitas vezes acabamos por nos surpreender com acções que nos vêm não sabemos bem como, não temos ideia do que somos capazes na realidade, o que a Deus não passa despercebido!
Como obra Sua, Ele conhece-nos melhor do que nós mesmos!
Quando será que as famílias, os pais de família, poderão ter estas certezas para as poder comunicar aos frutos do seu amor?
Não sei! Lembra-me muitas vezes de algumas palavras do Santo Padre Francisco quando nos alerta de que é preciso mudar, substituir, o vestido da primeira comunhão!
Claro que não tem nada a ver com o vestido feito de tecido, mas do conhecimento que tínhamos de Jesus e da Sua Doutrina aquando da nossa Primeira Comunhão!
Jesus diz-nos no Evangelho que precisamos ser como crianças para entrarmos no Seu Reino, no Reino de Deus, mas este ser crianças que nos é pedido nada tem a ver com pequenez ou infantilidade, mas com acreditar, ser curioso, querer saber sempre mais, perguntar e esforçar-se por saber tudo, ir ao fundo das questões sem melindres nem confusões, chorar facilmente como desabafo mas sem ganhar ódio a nada nem a ninguém, saber ouvir e desculpar, acariciar com facilidade, aceitar mimos, ser prestável, meigas, obedientes, risonhas, bem dispostas, ir com toda a normalidade ao encontro de quem está próximo, falar, partilhar, brincar com quem brinca, espalhar gestos de amor por toda a gente... que mais poderei dizer!...
Estas são as crianças que Jesus quer que sejamos!
Tirar ou substituir o vestido da Primeira Comunhão... é... aprender a ser assim, criança, como Jesus quer que sejamos!
Se todos conseguíssemos aprender a viver na simplicidade, inocência, avidez, ternura, complacência e desejo de crescer sempre mais no conhecimento de Deus e das realidades da vida como as crianças têm desejo de ser grandes... como seríamos diferentes... talvez as nossas famílias não estivessem com tantas crises!
Que Deus nos ajude!

Sem comentários: