segunda-feira, 12 de outubro de 2015

O INCOMPREENSÍVEL AMOR DE DEUS!



Falar de amor, enche-nos a boca. Mas é urgente que nos encha mais o coração. E o encha até não mais caber!
Viver o Amor é uma conquista inesgotável e imparável, pois não se esgota nem se pode deixar de por em prática das mais diversas formas possíveis e imaginárias! Quanto mais tentamos e nos esforçamos por viver no Amor mais lacunas encontramos nas nossas atitudes de todos os dias, e perante a que imaginámos ser a verdadeira dimensão do Amor, acabamos por concluir que sempre nos parece estar a dar os primeiros passos!
Viver no Amor é muito bom! Não é uma caminhada fácil! É reconhecer-nos e aceitar-nos tal qual somos, e reconhecer e aceitar os outros tal como são... ajudando-nos a nós mesmos a crescer na verdade, e ajudando o mais quem nos rodeia para podermos viver na felicidade que Deus sonhou para nós!
Hoje debrucei-me sobre algumas frases do Papa Francisco que me parecem deveras elucidativas:
  “A salvação pode entrar no coração se nos abrirmos à verdade e reconhecermos os nossos erros, os nossos pecados; desta forma, fazemos uma bela experiência daquele que veio, não para os sãos, mas para os enfermos; não para os justos, mas para os pecadores.”
O Amor de Jesus é um amor fiel que não desiste "mesmo diante da nossa infidelidade".
"Jesus permanece fiel, mesmo quando erramos e nos espera para nos perdoar: Ele é o rosto do Pai misericordioso”.
Reconhecer as próprias limitações, as próprias fraquezas “é a porta que abre ao perdão de Jesus, ao seu amor, que nos renova em profundidade e nos recria".
Mas como reconhecer os sinais de que fomos "renovados"?
Os sinais são vistos quando somos capazes de reconhecer que “fomos despojados das vestes deterioradas e velhas dos rancores e das inimizades, para sermos revestidos da túnica limpa da mansidão, da benevolência, do serviço aos outros, da paz no coração, daquela própria dos filhos de Deus".
A força do amor de Deus se revela quando chegamos ao ponto de dizer: "Eu não posso fazer mais".
Alerto todos e especialmente os cristãos sobre o risco de “deixar-nos paralisar pelo medo do futuro, buscando a certeza em coisas que passam ou em modelos de uma sociedade obtusa, que tende mais a excluir, que incluir”.
“O Senhor vai ao encontro do homem e lhe oferece a rocha do seu amor, à qual cada um pode ancorar, na certeza de não sucumbir”.
Peço ao Senhor que nos ajude a "sermos sempre conscientes deste amor ‘rochoso’, que nos torna capazes de não nos fechar, diante das dificuldades, mas de enfrentar a vida com coragem e encarar o futuro com esperança".
Confio todos, especialmente os irmãos e irmãs que fogem das guerras e das perseguições em busca de paz e liberdade, à Nossa Senhora Consoladora. “Que ela nos ajude a seguir o Senhor, a sermos fiéis, a deixar-nos renovar, a permanecermos firmes no amor”.
Que belas e expressivas estas palavras! E como nos mostram com singular clareza o incomensurável e incompreensível Amor de Deus, que ultrapassa mesmo todas as rebeldias e maldades humanas, desejando apenas que o Homem Lhe abra o coração para o poder começar a modelar do Seu jeito!
Poder-se-ia dizer que Deus podia, muito simplesmente, mudar Ele mesmo o coração do Homem! Mas... onde colocaria Ele a liberdade com que nos dotou? Deus respeita, incondicionalmente, a liberdade que deu ao Homem!  
 Talvez... se o Papa Francisco dissesse estas palavras, hoje, em Portugal, na vez de invocar a Nossa Senhora Consoladora invocasse a Nossa Senhora de Fátima!
Qualquer que seja a invocação, é à Mãe de Jesus e de toda a Humanidade que estamos a pedir!
Que Nossa Senhora nos proteja e ajude a que todos os corações, sem excepção, desejem e se esforcem por viver no Amor, ou seja, segundo a vontade de Deus que Jesus tõ bem nos veio exemplificar e ensinar.
Que o Espírito Santo nos fortaleça e ensine a Amar como Deus quer e nos convém a todos!
2015/10/12

Sem comentários: