sexta-feira, 2 de outubro de 2015

TRABALHO E VIDA !...



Não sei porquê… mas depois de uma boa noite de sono… acordei com o trabalho na cabeça!
E por mais que o queira… não consigo deixar de pensar no trabalho!
Trabalho que falta a tanta gente… e que tanta gente busca em vão, porque não o consegue encontrar!
Não admira tanta busca… porque o trabalho é um dos bens mais preciosos de uma vida!
Não nascemos para nós mesmos, mas para vivermos em função dos outros, para sermos para os outros.
Ninguém poderá pensar em viver só para si mesmo, pois será a melhor forma de, irremediavelmente e sempre… ser desmedidamente infeliz!
Vivemos dos outros e para os outros, ou seja, precisamos dos outros para viver, e de fazer alguma coisa pelos outros para nos sentirmos bem!
E é aí que entra o trabalho!
Longe vai o tempo em que, por exemplo, eu olhava o que me era apresentado para comprar como uma forma de enriquecer quem vendia… ou quem tinha feito a mercadoria… o que hoje para mim é inadmissível!
Cultivar… criar… transformar… fabricar… comprar… vender… ensinar… aprender… ajudar… e não sei que mais… são formas diferentes de trabalhar e de ser para os outros, criando, recriando, inovando… para que toda a gente possa viver com a maior comodidade possível!
Mas… ninguém poderá “ser para os outros” se não for para si mesmo, o que terá de ter o seu princípio vinte anos antes de nascer, ou seja, com a educação que tiver sido dada aos pais! Porque o “ser” ou “não ser” começa já no ventre da mãe e no relacionamento entre os pais e família alargada, ou seja, desde pequenininho ou pequenininha!
Mas também não vamos ser tão radicalistas  como o ditado que diz “o que o berço dá só a tumba o tira” porque pode ser ou não ser verdade! 
As pessoas têm o direito de mudar! O dever de mudar!
Durante a vida muitas coisas podem acontecer, muitas mudanças de atitudes, muito crescimento pessoal, pois com força de vontade e ajuda mútua, fazem-se maravilhas! 
Tantas pessoas que conheço que têm conseguido transformar as suas vidas quase por completo!
Mas para isso temos de aprender a sonhar acordados… e de nos habituarmos a correr muito atrás dos sonhos! Dos bons sonhos, claro!
Sonhar com crescimento! O sonho comanda a vida! 
Uma vida sem sonhos não tem sentido. São os sonhos e as dificuldades para conseguir realizá-los que nos faz crescer em todos os nossos momentos.
Temos muitas formas de crescimento! Crescimento físico, psíquico, moral, social, um sem número de crescimentos numa pessoa só! Incrível… poderá parecer! Mas é verdade!
Para que isso nos possa levar a dar bons frutos, temos de crescer num ambiente favorável ao “ser” e não ao “ter”, ou seja, a trabalhar para poder viver… e crescer vivendo… e não a trabalhar para aumentar o dinheiro e as riquezas que, se não forem bem direccionadas e administradas nunca nos poderão dar tranquilidade nem paz, muito pelo contrário.
O amor ao trabalho e o desvelo pelo bem-estar alheio começa nos primeiros anos de vida, no presenciar a forma mais ou menos cuidada e responsável que os pais dão ao trabalho, o desvelo, carinho e cuidado dos pais um com o outro e ambos com os filhos, o cuidado com os irmãos, com amigos, com colegas da escola…
E também muita atenção aos comportamento dos professores!
Tudo o que acontece na vida, tudo o que vemos e vivenciamos na vida nos leva a crescer. E é  ao longo da escolaridade que temos de tentar descobrir os nossos gostos e capacidades e preparar-nos convenientemente para virmos a ser pessoas eficientes e responsáveis em tudo o que viermos a fazer… no trabalho, nas diversões ou brincadeiras, na vida familiar ou social!
Com o trabalho temos possibilidade de ganhar o necessário para viver e de fazer alguma coisa pelo bem comum tornando-nos cada vez mais realizados e felizes.
Gente boa!... Os meus cabelos brancos, e não só, dizem-me que a maior desgraça de uma pessoa, realmente, é não ter uma profissão do seu agrado ou não arranjar trabalho nessa profissão!
Se… em vez de aumentarem as horas e dias de trabalho… se aumentassem os feriados e o número de trabalhadores com menos horas de trabalho cada um… como o mundo seria diferente!...
Assim, temos uns com tudo… outros sem nada… e isso nunca poderá dar certo!
Que os nossos governantes aprendam e governar menos em função das grandes riquezas e mais em função do bem-estar de todas as pessoas, pois é do que Portugal e o mundo mais necessita!
Urge que as pessoas sejam colocadas bem no centro das atenções dos nossos governantes, que devem governar em função das pessoas e não do dinheiro, pois é isso que Deus quer de nós todos neste mundo lindo onde nos colocou!
Que Ele nos ajude!

Sem comentários: