quinta-feira, 6 de junho de 2019

AMOR... E DOR!


Duas realidades que se encontram e reencontram, que se entrelaçam de tal forma que por vezes se tornam incompreensíveis!
Quem ama sofre pela pessoa amada, pois quer o melhor para ela. E ainda que seja magoada ou magoado pela pessoa que ama, sofre, e continua a amar!
Engraçado! Depois de tanto amar e sofrer, e de tanto sofrer por amar, não sei muito bem o que dizer.
A dor não se diz, sente-se... e o amor também não se diz, sente-se no mais fundo de nós mesmos naquele lugar a que chamamos coração, que bate mais apressado conforme o amor e a dor são mais ou menos agudas.
Falar de amor e dor, afinal, ajuda-nos a descobrir-nos melhor. Eu nunca tinha pensado nisto. Mas, diz o Apolonio:
«»
"O AMOR VAI ALÉM DA DOR"
Esse amor não é um sentimento que perdura apesar do sofrimento, é uma atitude que não muda mesmo diante da dor mais atroz.
O amor que vai além da dor é o amor daquele que depois de ter sido torturado fisicamente e moralmente, depois de ter sido insultado e condenado injustamente, depois de ter sido pregado numa cruz, disse: "Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem"; é o amor daquele que mesmo em meio ao sofrimento mais cruel, teve forças para dizer: "Ainda hoje estarás comigo no Paraíso"; é o amor daquele que sentindo o abandono total de Deus e de seus amigos, teve a confiança de gritar: "Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito". (Cf. Lc 23,34-46)
O amor que vai além da dor é um amor que dá a vida, que vence até mesmo a morte.
Nós temos esse amor em nós. Nós somos capazes de ter um amor extremo, que ama sempre: na alegria e na dor, na saúde e na doença, porque o verdadeiro amor não está condicionado ao limite humano. Ele é totalmente divino.
«»
O Amor é totalmente divino, pois Deus é Amor! Por isso não se compreende o “Deus castiga”, porque se Deus é Amor e Ama, não castiga ninguém. As pessoas é que poderão castigar-se a si mesmas não aproveitando as ocasiões que Deus prepara para as converter a uma verdadeira vida de Amor!
Na espera do Espírito Santo no Pentecostes, aprendamos a amar cada vez  mais ao jeito de Deus Pai, Filho e Espírito Santo... Família Divina que tudo faz por nós, família humana!
Bom resto de noite e bom dia!
Hermínia Nadais

Sem comentários: