sábado, 29 de junho de 2019

DÁ MUITO QUE PENSAR

Desde sempre gostei de ler, de meditar em coisas importantes para a vida, que com altos e baixos, bons e maus comportamentos, vitórias e fraquezas, sempre valorizei muito!
E cada dia que passa mais valorizo, a minha vida e a de toda a gente. Somos seres sociais por excelência e aprendemos uns com os outros, ainda que nos pareça que não. Todas as pessoas têm algo para nos ensinar. Mas... umas mais do que as outras!
«»
Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein) (1891-1942)
carmelita, mártir, co-padroeira da Europa
«O amor à cruz», meditação de 24/11/1934
O peso da cruz que Cristo carregou é o peso da decadência humana, com o seu cortejo dos pecados e sofrimentos que atingem a humanidade. O sentido do caminho da cruz é libertar o mundo desse fardo. […] Sendo a nossa felicidade a união com Cristo e sendo a progressão em direção a essa união a nossa bênção nesta Terra, o amor à cruz não entra de modo nenhum em contradição com a alegria de ser filho de Deus. Ajudar Cristo a levar a cruz proporciona uma alegria pura e profunda. Aqueles a quem é dada essa possibilidade e essa força — os construtores do Reino de Deus — são mais autenticamente filhos de Deus.
A predileção pelo caminho da cruz também não significa ter pena por ver passada a Sexta-feira Santa e concluída a obra de redenção; pois só os seres que foram salvos, os filhos da graça, podem carregar a cruz de Cristo. Só a sua união ao divino Mestre confere ao sofrimento humano uma força penitencial. […]
Permanecer de pé e avançar pelos sendeiros rudes e lamacentos desta Terra, estando com Cristo à direita do Pai; rir e chorar com os filhos do mundo e cantar sem cessar os louvores do Senhor com o coro dos anjos — tal é a vida do cristão, até que nasça a manhã da eternidade.
«»
Isto... dá muito que pensar! Recebi de Evangelizo e guardei, para interiorizar, ler e reler, ver se o que diz está de acordo com o que penso e vivo!
Afligem-me por demais algumas expressões.
(;pois só os seres que foram salvos, os filhos da graça, podem carregar a cruz de Cristo.)
Mas... quem são os filhos da graça? Todos somos filhos da graça! Uns têm a graça visível nas suas conversas e atitudes... outros... têm a graça escondida entre maus comportamentos e más palavras, e tenho a certeza de que é a estes que Jesus mais protege e mais procura chamar a Si!
Se um serzinho humano como eu se preocupa tanto com as pessoas mal comportadas, se reza tanto e pede tanto ao Senhor que lhes perdoe e as encaminhe para o verdadeiro Amor, que as ajude a abrir-lhes o coração e não as castigue pelas suas faltas... quanto mais o fará Aquele que não se recusou a entregar a própria vida para salvação de todos.
É urgente termos muito  cuidado, pois cada pessoa recebe graças especiais de Deus, e muitas vezes os que parecem mais bonzinhos não o são tanto assim, e os que parecem maus a maior parte das vezes são-no por pura ignorância.
Não atiremos pedras para ninguém, pois todos temos telhados de vidro.
Que o Senhor proteja e ajude toda a gente a encontrar o verdadeiro caminho de santidade para que nos criou a todos.
Boa noite e bom Domingo!
Hermínia Nadais  

Sem comentários: