domingo, 23 de junho de 2019

MAIS UM DOMINGO!

Sim! Mais um Domingo na rota da vida, no encontro sereno com familiares e amigos na caminhada comum para o Pai!
Esta noite, mais do que qualquer outra, é movimentada!...
Não sei porque se julga o São João com tantas festas e brincadeiras! Mas muito bem! Deus quer-nos alegres e não tristes, quer-nos nos encontros e não desencontrados, sozinhos!
Fomos criados para viver em comunidade!
E é a aprender a viver em comunidade que passamos a vida.
Quanto melhor soubermos ouvir escutar compreender e aceitar os outros como eles são, com coisas boas e más... assim... tal como nós... mais felizes seremos e mais aprenderemos a valorizar a vida.
As Leituras deste Domingo foram curtinhas, mas cheias de sentido.
Jesus interroga os discípulos sobre o que D’Ele se pensa, e acaba por Lhe dizer que para O seguir é preciso cada um ou uma de nós ‘renunciar a si mesmo, pegar a sua cruz e segui-Lo!’
Quando se ouve um ‘Tal’ Amigo dizer que é preciso pegar a Cruz e segui-Lo, arrepia, e ficamos a pensar nessa dita cruz, pronunciada por um Homem que nela morreu crucificado, coisa que ninguém quer!
Então... a que tipo de Cruz Jesus se refere? Sabemos que há muita gente martirizada até à morte e não recuou um passo... mas a Cruz que Jesus nos manda pegar é a Cruz da nossa vida, são os nossos defeitos para corrigir, são as nossas qualidades para desenvolver, são os estudos que temos de fazer para compreender o que nos foi dizendo ao longo da Sua vida Pública onde se nps mostrou tal qual era, tal qual foi, tal qual é, pois nunca muda; são as dificuldades com que temos de aprender a viver e a comunicar e colaborar uns com os outros; são as alegrias, as tristezas, é tudo o que nos vai acontecendo aceite voluntariamente por amor, por Amor a Deus Uno e Trino, e por Amor ao próximo que O representa  junto de nós, de tal forma, que Jesus afirmou que aceitaria como feito a Si mesmo tudo quanto fizéssemos aos nossos irmãos!
Então... se Deus não tem corpo como nós... como poderíamos fazer-Lhe a vontade sem O ver?
Claro que é através dos nossos irmãos, pois em Deus, todos somos irmãos!
É difícil chegar até aqui, a esta compreensão, e se não fosse a companhia do Senhor Jesus em todos os nossos passos, as ajudas em todas as nossas aflições, o discernimento em todas as nossas dúvidas, as ajudas em todas as nossas debilidades, nunca aqui  chegaríamos.
Todas as pessoas deveriam ter um grupo de amigos com as idênticas caraterísticas humanas e cristãs para se poderem ajudar mutuamente.
Na minha vida, tenho muito a agradecer ao Movimento dos Cursilhos  de Cristandade, um dos movimentos em que me encontro inserida desde 2004. Mas há outros movimentos e grupos.
Sozinhos, não chegaremos muito longe, precisamos da ajuda uns dos outros!
Boa noite de São João! De Colores!
Hermínia Nadais

Sem comentários: