sábado, 8 de junho de 2019

QUE BELA PETIÇÃO AO ESPÍRITO SANTO!

Falar de Deus, é falar de Jesus, do Espírito Santo, da Trindade, em que a união é tal que onde está um estão os três!
Quando é que nós, seres humanos que trilhamos os caminhos do mundo, seremos capazes de uma união minimamente parecida?
Não sei!
Talvez... tomássemos como nossas as palavras que se seguem...
«»
São João Damasceno (c. 675-749) monge, teólogo, doutor da Igreja
Exposição da fé ortodoxa, 1
Ó Cristo, meu Deus, Tu abaixaste-Te para me levares aos ombros, a mim, ovelha perdida (Lc 15,5), e colocaste-me em verdes prados (Sl 22,2). Refrescaste-me nas fontes da verdadeira doutrina por intermédio dos teus pastores, de quem Tu mesmo eras pastor antes de lhes confiares o teu rebanho. [...] E agora, Senhor, chamaste-me [...] para estar ao serviço dos teus discípulos, não sei por que desígnio da tua Providência, pois só Tu o sabes.
Aligeira, Senhor, o pesado fardo dos meus pecados, que Te ofenderam gravemente; purifica o meu espírito e o meu coração. Guia-me por caminhos retos (Sl 22,3), como uma lâmpada que me ilumina. Dá-me a coragem de propagar a tua palavra; que a língua de fogo do teu Espírito (At 2,3) me dê uma língua perfeitamente livre, e me torne sempre atento à tua presença.
Sê o meu pastor, Senhor, e sê comigo o pastor das tuas ovelhas, de modo que o meu coração não se desvie nem para a direita nem para a esquerda. Que o teu Espírito me dirija pelo caminho reto, de modo que as minhas ações se realizem até ao fim segundo a tua vontade.
«»
Que oração tão profunda, tão bela, tão cheia de sentido, tão de acordo com a vontade de Deus!...
Nesta noite linda de Vigília de Pentecostes o Divino Espírito Santo nos encha de Amor os corações, para que a vida tome cada vez melhor rumo e no mundo haja mais fraternidade, solidariedade, compreensão, entendimento, aceitação e paz!
Bom Domingo de Pentecostes!
Hermínia Nadais

Sem comentários: