domingo, 2 de junho de 2019

ASCENSÃO... SUBIR AO CÉU!...


Ascensão, sem sombra de dúvidas... é subida!
Mas, subir ao Céu... onde é o Céu?... Jesus  subiu ao Céu em corpo e alma, no Seu todo!
No Seu todo... transfigurado como os Apóstolos O viram no Monte Tabor! Que o Corpo de carne de Jesus foi transfigurado com a morte, acredito.
Que o corpo humano seja transfigurado com a morte, acredito! Seja Transfigurado ao jeito de Jesus, claro que acredito. Porque o corpo com que aqui, na terra, vivemos e convivemos uns com os outros, não! Não posso acreditar! O corpo do meu marido, que viveu e conviveu comigo quarenta e nove anos menos poucos dias, está feito cinza, no potezinho, lá na capela, para veneração. Mas está lá!
Que Deus pode tudo, é um facto! E como enviou Seu Filho Jesus à terra filho de uma Mulher para ser humanamente educado numa família normal... (que como filho único, naquele tempo, não era muito normal... talvez tivesse tido mesmo outros irmãos e irmãs, pois naquele tempo uma mulher virgem era aquela que convivia sexualmente com um único homem...) pode ter mudado radicalmente o Corpo Humano de Jesus no Espiritual Divino que Ele sempre foi.
Isto... são coisas que não nos devem desviar da realidade. Nascemos para viver no Amor de Deus e morrer ou passar à vida eterna que Jesus nos prometeu no fim desta vida terrena.
Às vezes, as coisas que leio e oiço ficam-me no conhecimento e gosto de as partilhar, mas nada do que possa ter acontecido desvaloriza, Jesus, Maria, São José, os Apóstolos, nada!
Jesus para mim é o meu tudo, Deus, a Santíssima Trindade, o Espírito Santo, a Mãe Maria, São José...
Quanto mais procuro mais descubro e mais o Amor aumenta, aumenta para Deus e para o próximo, com quem sempre devemos crescer ara Jesus, para o Amor, amando!
«»
São Gregório Magno (c. 540-604)
papa, doutor da Igreja
Homilias sobre os Evangelhos, n.º 29
«O Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi elevado ao céu e sentou-Se à direita de Deus» (Mc 16,19). Partia assim para o lugar de onde era, regressava de um lugar onde continuava a permanecer; com efeito, no momento em que subia ao céu com a sua humanidade, unia pela sua divindade o Céu e a Terra. O que temos de destacar na solenidade de hoje, irmãos bem amados, é a supressão do decreto que nos condenava e do julgamento que nos votava à corrupção. Na verdade, a natureza humana a quem se dirigem estas palavras: «Tu és terra e regressarás à terra» (Gn 3,19), essa natureza subiu hoje ao Céu com Cristo. É por isso, caríssimos irmãos, que temos de segui-l'O com todo o nosso coração, até ao lugar onde sabemos pela fé que Ele subiu com o seu corpo. Fujamos dos desejos da Terra: que nenhum dos lugares cá de baixo nos entrave, a nós que temos um Pai nos céus.
Pensemos também que aquele que subiu aos céus cheio de suavidade regressará com exigências. [...] Eis, meus irmãos, o que deve guiar a vossa ação; pensai nisso continuamente. Mesmo que estejais presos na confusão dos assuntos deste mundo, lançai desde hoje a âncora da esperança para a pátria eterna (Heb 6,19). Que a vossa alma procure apenas a verdadeira luz. Acabamos de ouvir que o Senhor subiu ao céu; pensemos seriamente naquilo em que acreditamos. Apesar das fraquezas da natureza humana, que nos retém ainda cá em baixo, que o amor nos atraia a segui-lo, porque estamos certos de que aquele que nos inspirou este desejo, Jesus Cristo, não nos dececionará na nossa esperança.
«»
Este texto ajuda a compreender como devemos proceder para vivermos de acordo com a vontade de Deus expressa na vida e obra de Jesus!
Pátria Eterna, a nossa habitação final junto de Deus!
Que a Ascensão do Senhor nos ajude acrescer como convém, e que a espera do Pentecostes nos encha o coração de Esperança numa nova e eterna vida.
Boa semana!
Hermínia Nadais

Sem comentários: