segunda-feira, 10 de junho de 2019

UMA OBRA DO ESPÍRITO SANTO


Quando temos a graça de meditar num texto como este, que sai do mais fundo do coração de quem o escreve, que é vida de Deus na pessoa que o relata, só poderemos dizer mesmo que é ‘Uma obra de Deus!’
Mas, nem só Santa Teresa de Ávila é uma obra de Deus, há inúmeras obras de Deus no mundo para onde iremos um dia e há inúmeras obras de Deus no mundo onde vivemos.
Aliás, qualquer homem ou mulher é obra de Deus, de Deus Pai, Filho e Espírito Santo.
Mas... estou a referir-me àqueles e aquelas que, tal como fez Jesus Cristo, nos servem de exemplo!
«»
Santa Teresa de Ávila (1515-1582) carmelita descalça, doutora da Igreja
«Caminho de perfeição», 34/36
Quem quiser que peça o pão material! Nós pedimos ao Pai eterno que mereçamos receber o nosso pão celeste com disposições tais que, se não tivermos a alegria de O contemplar com os olhos do corpo, de tal forma Ele Se esconde, que Ele Se revele pelo menos aos olhos da alma e Se manifeste a ela. É este um alimento inteiramente diferente, cheio de alegria e de delícias; ele é o sustento da vida. [...]
Conheço uma pessoa a quem o Senhor deu uma fé tão forte, que quando ouvia alguém dizer que gostava de ter vivido na época em que Cristo, o nosso Bem, estava neste mundo, se ria consigo mesma. Dado que O possuímos, pensava ela, no Santo Sacramento de um modo tão verdadeiro como naquele tempo, que mais podemos desejar? [...] E deitava-se a seus pés; aí chorava em companhia de Maria Madalena, como se O tivesse visto com os olhos do corpo em casa do fariseu (Lc 7,36s). Mesmo quando não sentia devoção, a fé dizia-lhe que Ele estava verdadeiramente ali.
Com efeito, seria preciso ser-se mais estúpido do que se é e cegar-se voluntariamente para sentir a menor dúvida quanto a isto. Não se trata aqui de um trabalho da imaginação, como quando pensamos no Senhor na cruz ou em qualquer outra circunstância da sua Paixão; aí representamos a coisa em nós mesmos, tal como ela se passou. Aqui, ela tem realmente lugar; é uma verdade certa, e não é necessário ir procurar o Senhor noutro sítio, bem longe de nós. Com efeito, sabemos que enquanto a matéria do pão não for consumida pelo calor natural do corpo, Jesus está em nós; consequentemente, aproximemo-nos d'Ele. Quando Ele estava neste mundo, o simples contacto das suas vestes curava os doentes; se temos fé, não podemos duvidar de que Ele continua a fazer milagres quando está tão intimamente unido a nós. Porque não há de dar-nos aquilo que Lhe pedimos, se está em nossa casa?
«»
Que maravilhoso! Que entendimento das coisas de Deus! Os Sagrados Dons do Espírito Santo estão presentes nesta leitura de Santa Teresa de Ávila, ou seja, Santa Teresa de Ávila era o Espírito Santo em pessoa.
E nós? Como somos? Como queremos ser? Quais são os nossos maiores desejos? Que esforços fazemos por compreender as Sagradas Escrituras e de as por em prática bem ao jeito de Jesus? Que cuidados temos com quem necessita de ajuda, de um sorriso, de uma palavra, de uma mão amiga, de um gesto de carinho?
Será que ficamos felizes quando participamos na Eucaristia, e depois de ouvir a Palavra de Deus e de colocarmos a nossa vida e as nossas tristezas, aflições, preocupações, alegrias sobre o altar recebemos o Jesus Vivo Naquele bocadinho de Pão? É o melhor que nos pode acontecer na vida, é um pouquinho de Céu aqui na terra.
Chega por hoje!
Que o Dia de Pentecostes, encerramento das festas pascais tenha marcado bem fundo no nosso coração os Dons do Espírito Santo, para que nos ajude a sermos cada vez melhores cristãos e mais autênticos discípulos Missionários de Jesus Cristo!
Hermínia Nadais 


Sem comentários: