sábado, 17 de agosto de 2019

AMOR É VIDA, E VIDA MARAVILHOSA!


 A noite vai adiantada, nestas horas de parar, olhar para dentro, pensar, sonhar em ser um pouquinho melhor no dia seguinte, pensar em amar um pouco mais, fui ver aos meus rascunhos e encontrei o que tirei de uma homilia do Padre Francisco, através da TV Canção Nova, num dia em que o Evangelho falava do encontro de Jesus com Natanael, 2018/01/05, ainda com cheirinho a Natal.
Dizia o Padre Francisco: “Amor não é sentimento, é vida! É o que fazemos no decorrer dos segundos!
 Quando Natanael se encontrou com Jesus teve que refazer todos os seus pensamentos porque Jesus não era nada do que ele pensava!
Quando Jesus lhe disse: ‘Eu vi-te debaixo da figueira, conheço-te, sei quem tu és.’ Nessa altura Natanael sentiu o Amor de Jesus!
Natal – passar do falar de Deus ao procurar encontro com Deus.
E onde encontrá-LO?
Na Eucaristia onde Deus vem a nós para recomeçarmos de novo a viver o amor verdadeiro no meio do mundo que é limpo com a graça de Deus.
Os cristãos, são o mundo; os homens são o mundo.
Jesus fez-Se homem para tocar as pessoas e mudar-lhes o sentido da vida.
Acolher Jesus Cristo é reconhecer que nos transforma, que nos muda, muda o mundo.
Olhar o que cada um precisa é abrir-Lhe o coração e viver segundo o amor de Deus.
Corrigir os que erram significa dar a mão e fazer caminho com eles como Jesus faz connosco.
Viver! E viver é amar! E amar é encontrar-nos com os irmãos para que possam também viver e amar!”
É um resumo pequenino, mas as homilias deste Senhor são mesmo assim, curtas e muito tocantes. São um pouco assim como os textos do Apolonio:
«»
"ESCOLHER O CAMINHO DA CONCÓRDIA"
A concórdia, em seu significado mais genuíno, é a união dos corações.
No meu entender, não é a uniformidade de ideias, é o respeito profundo pela ideia do outro, de modo que, apesar das diferenças, podemos estar unidos.
O caminho da concórdia é o mesmo caminho do "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei".
O amor mútuo me ensina a viver a perfeita caridade: quando o desapego da minha própria ideia é a superação do "eu" para chegar ao "nós"; quando o outro está em mim e eu no outro; quando a reciprocidade no amor atrai a presença de Jesus entre nós, dando a graça da perfeita unidade.
Escolhendo o caminho da concórdia, entendemos melhor as palavras do Evangelho.
"Digo-vos ainda isto: se dois de vós se unirem sobre a terra para pedir, seja o que for, consegui-lo-ão de meu Pai que está nos céus. Porque onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles." (Mt 18,19-20)
«»
Se observarmos bem as duas descrições, as pessoas são diferentes, cada um com seu estilo de vida, mas Jesus está na vida deles de uma forma extraordinária!
As leituras deste domingo 19ªºdo tempo comum C, têm muito a ver com esta maneira de ser!
Coloquemos o Amor na nossa vida, e tudo parecerá, ficará diferente, porque viver com Jesus, nunca se está só nem abandonado!
Só vivido mesmo!
Bom Domingo para uma óptima semana!
Hermínia Nadais

Sem comentários: